Imprensa internacional repercute decisão inútil do STF sobre Lula

The Guardian lembrou que decisão do STF foi tomada com atraso. O canal russo RT destacou que encontrar familiares em base militar agravaria a dor do momento

Ricardo Stuckert

Enterro de Vavá, irmão mais velho de Lula

A imprensa internacional repercutiu a inútil decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, desta quarta-feira (30), de autorizar a saída de Lula da sede da PF em Curitiba, após o corpo do seu irmão Genivado Inácio da Silva já ter sido enterrado. O magistrado determinou, por volta das 13h, que o ex-presidente poderia se encontrar com sua família e o corpo do irmão Vavá em um quartel militar.

Com o título ‘Permissão para Lula participar do funeral do irmão chega tarde demais’, o diário The Guardian, do Reino Unido, destacou que Toffoli concedeu a licença temporária para que o ex-presidente saísse da sede da Polícia Federal, em Curitiba, mas que a decisão do presidente do STF chegou tarde, uma vez que o sepultamento estava ocorrendo.

O jornal britânico também destacou que logo após a morte do irmão, Lula entrou com pedido na justiça, na terça-feira (29), para ser liberado para acompanhar o enterro, mas “os tribunais inferiores rejeitaram”, aponta a publicação. O The Guardian ainda lembrou das esdrúxulas condições impostas por Toffoli na decisão, como de levar o corpo de Vavá para uma base militar.

O canal de TV Russia Today publicou em seu site uma reportagem na qual repercute a decisão de Toffoli. A publicação destacou o comunicado da defesa de Lula, que informou que o ex-presidente não poderia chegar com tempo hábil, uma vez que o sepultamento já tinha ocorrido. O veículo russo lembrou ainda que o ex-presidente rejeitou se encontrar com a família, após o enterro, em um quartel, já que “agravaria o sofrimento de todos”.

A publicação ainda entrevistou o ex-ministro de Lula, Gilberto Carvalho, que também lamentou o atraso da decisão. “É lamentável e total inviável. Lula com muita dignidade agradeceu, mas não faz sentido”, disse Carvalho ao RT. O diário chileno El Mostrador destacou que a decisão de Toffoli saiu “precisamente no mesmo momento em que Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, era sepultado no cemitério de São Bernardo do Campo”.

A agência de notícias britânica Reuters também repercutiu o atraso da justiça. A publicação destacou a vexaminosa condição para que Lula encontrasse o corpo do irmão de deslocar o caixão até uma base militar, no exato momento em que o sepultamento tinha início.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do The Guardian, RT, El Mostrador e Reuters

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast