Instituto Lula oferece curso para entender as mudanças globais

“Mudanças atuais são comparáveis à transição pós-feudalistmo”, diz vencedor de cátedra Instituto Lula; veja como participar do curso oferecido pelo Instituto Lula

Arquivo pessoal

Professor Aron Schneider

O Instituto Lula concedeu na noite da última terça-feira (8) a cátedra presidente Lula ao professor e pesquisador norte-americano Aaron Schneider, num evento transmitido via Youtube. O acadêmico da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, vai ministrar um curso de 10 aulas e produzir um livro sobre o tema: “Soberania popular na era digital.

No evento de premiação, Schneider elogiou a escolha do tema: “A época atual é comparável à transição que a Europa viveu entre o fim do feudalismo à industrialização, das colônias à independência, à industrialização do Sul, nos anos pós-guerra e à globalização da produção˜.

Segundo Aaron Schneider, a globalização neoliberal entrou em crise “pelo menos desde 2009”, mas a solução que o capitalismo ofereceu para essa crise passa pelas mãos dos grandes oligopólios tecnológicos de empresas que captam nossos dados e lucram em cima deles.

“Meu objetivo com essa cátedra é oferecer um modelo que supera as crises atuais e constrói um momento histórico em que o capital seja governado democraticamente pelos interesses populares e onde podemos definir o mundo que queremos”.

A proposta traz em seu bojo a ideia revolucionária de colocar os despossuídos no centro das decisões que orientam um novo projeto para o mundo. “É essencial ter essa conversa neste momento e no Instituto Lula, porque o novo mundo virá de baixo e da esquerda, como dizem os zapatistas no México”.

Se você se interessou pela proposta, clique aqui para conhecer a estrutura da cátedra, segundo as palavras do próprio professor Aaron Schneider. Ou clique aqui para ler o programa completo do curso.

As aulas serão em inglês aos sábados, às 14h, e as inscrições ainda estão abertas (mas são limitadas a 100 vagas).

O curso é totalmente gratuito. Para se inscrever, basta preencher o formulário abaixo

Do Instituto Lula

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast