Intelectuais suíços lançam manifesto contra o golpe no Brasil

O manifesto conta com o apoio e a assinatura de um dos principais escritores e políticos da Suíça, Jean Ziegler, sociólogo, professor e deputado

Jean Ziegler. Foto: Reprodução Facebook

Intelectuais na Suíça lançam, no início de julho, um manifesto contra o golpe no Brasil. Em um evento que reuniu jornalistas, intelectuais e artistas suíços e brasileiros foi lançado o “Manifesto de Zurique”.

O documento conta com o apoio e a assinatura de um dos principais escritores e políticos da Suíça, Jean Ziegler, sociólogo, professor durante 30 anos da Universidade de Genebra e deputado no parlamento Suíço.

Ziegler é um dos mais importantes intelectuais de esquerda da Europa, crítico do neo-liberalismo internacional, autor de livros polêmicos como “A Suíça, o Ouro e os Mortos”, “A Suíça Lava Mais Branco” e ” Os Senhores do Crime“ e é hoje membro permanente do Conselho Consultativo da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Além do sociólogo suíço, o argentino Afonso Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980, apoia o movimento de Zurique.

Políticos brasileiros como Jean Wyllys, Jandira Feghali, Eduardo Suplicy, Carina Vitral e ativistas e intelectuais como o escritor Fernando Morais, a cantora paulista Fabiana Cozza, a escritora Adriana Lisboa e Marcelo Dias do Movimento Negro Unificado também participam do Manifesto.

Para a noite do lançamento foi gravado um vídeo, no qual expressam seu apoio e sua preocupação com o governo golpista de Michel Temer e a forma como as políticas sociais e de inclusão vêm sendo desmanteladas.

Uma mesa redonda com a presença do diretor do Centro de Estudo Latinoamericano da Universidade de Zurique, Jens Andermann e dos ativistas Franklin Frederick e Karin de Bries da ALBA-SUíZA levantou temas importantes sobre o momento político atual na América Latina e as causas do golpe no Brasil.

Os interesses geopolíticos dos Estados Unidos na região, o envolvimento do capital financeiro internacional, do BRICS, do Mercosul e a localização das bases militares americanas no Continente também foram temas do debate.

Para fechar a noite, os músicos brasileiros Yara Borges (piano), João Bastos (flauta), Gecy Marty (percussão) e Magali Kriebel (voz) interpretaram uma paródia de “Asa Branca“ de Luiz Gonzaga e a atual composição “Golpistas“ de Caio Prado. A leitura do manifesto foi feita pelos atores Kátia Hofacker e Manuel Zuber.

O Manifesto de Zurique já conta com mais de 500 assinaturas, sendo os primeiros a assinarem o documento 55 líderes sindicais de diversos países presentes em Genebra no XXII Encontro Internacional dos Sindicalistas por ocasião da sessão anual da OIT, quando foi realizado o ato “Somos Todos Contra o Golpe“, organizado pela Central Unica dos Trabalhadores CUT-UNIA no último junho.

É possível aderir ao manifesto aqui.

Assista o vídeo:

*Publicado originalmente no Brasil 247

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast