Jilmar Tatto e PT lançam ‘Carta Compromisso com a Cultura’

Aílton Graça, Mamberti, Di Pietro e Frateschi são parte das centenas de artistas e representantes que subscrevem a carta que traz a marca do PT em investimentos e suporte para o setor cultural

www.ptsaopaulo.org.br

Nesta sexta-feira (14), o Partido dos Trabalhadores de São Paulo e o pré-candidato do PT à prefeitura, Jilmar Tatto, lançam a carta compromisso do partido com o setor cultural. O evento, que será transmitido nas redes sociais do PT, com bancadas e lideranças, contará com a participação de artistas que apoiam a candidatura de Jilmar Tatto e do PT e aqueles que têm colaborado com a elaboração do Plano de Governo.

A “Carta Compromisso com a Cultura” traz, além de propostas, assinaturas de centenas de artistas e representantes do setor, como os atores Aílton Graça, Tadeu di Pietro, Sérgio Mamberti, ator e ex-presidente da Funarte, Celso Frateschi, Rudifran Pompeu, diretor e presidente da Cooperativa Paulista de Teatro, Sandro Borelli, diretor e presidente da Cooperativa Paulista de Dança, Marcelo Marcus da Fonseca, ator, diretor e um dos fundadores do Teatro Incêndio, Marco Antônio Rodrigues, dirigente do Teatro Folias, Alessandro Azevedo, da Cooperifa, e Luiz Salgado, cantor.

Entre os compromissos de Jilmar e do PT com a classe artística, está a ampliação da verba destinada à secretaria de Cultura para 3% do orçamento municipal. Atualmente, o governo Bruno Covas destina apenas 0,58%, administração, inclusive, marcada por desmandos e sucateamento do setor cultural em São Paulo.

Outra proposta destacada é a criação de um Banco Cultural Social para financiar pequenos empreendimentos do setor.

Nesta sexta (13), ocorre a divulgação da Carta Compromisso e, no dia 31 de agosto, uma plenária virtual, na qual será discutido e aprovado o Plano de Governo para a Cultura na íntegra.

PT e a Cultura x Destruição Doria/Covas

De acordo com Jilmar Tatto, ao final do governo Haddad, quando houve recorde em investimentos na cultura, o valor chegou a 1,5%. “Agora, nos governos do PSDB de Doria e Bruno, os valores orçamentários efetivamente liquidados são de 0,58%, um retrocesso que mina o presente e o futuro de nossa cidade”.

Jilmar aproveita para lembrar, também, sobre o fomento ao Carnaval de Rua na gestão de Haddad, que levou o número de blocos a saltar de 50 para mais de 600, além de incrementar o turismo, setor de hotelaria, vendas e alimentos nos últimos anos.

Legado do PT

Cultura Viva / Pontos de Cultura, os programas VAI I e II, o Programa de Fomento à Periferia, o Território Hip Hop (Vocacional Hip Hop), os Eventos da Cultura Reggae, o Centro de Referência da Dança, o Centro de Memória do Circo, o Fomento e Difusão do Forró, a Lei de Fomento à Dança, a Lei de Fomento ao Teatro, o Prêmio Zé Renato de Teatro, as Casas de Cultura e Políticas de Promoção Cultural nas Bibliotecas Públicas, entre tantos.

Serviço:
Ato de divulgação da Carta Compromisso do PT com a Cultura
Sexta-feira (14)
Às 18h

Youtube e Facebook: @JilmarTattoSP
@PTSaoPaulo

Informações para imprensa: Diane Costa (11) 97563-2518
Elineudo Meira: (11) 95798-8457
Ana Flávia Gussen: (11) 95150-5554

PT São Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast