João Batista: Lula Livre representa volta do Brasil ao desenvolvimento

Presidente do Diretório Estadual do PT no Pará destaca o legado do ex-presidente para o estado que recebe a Caravana Lula Livre com Fernando Haddad neste fim de semana

Luiz Inácio Lula da Silva foi o presidente que mais fez pelo Norte do Brasil, integrando a região com respeito às especificidades geográficas e culturais. Esse foi o legado destacado por João Batista, Presidente do Diretório Estadual do PT no Pará, que recebe a Caravana Lula Livre com Fernando Haddad nesta sexta-feira (24).

O percurso tem início no município de Santarém, na Universidade do Oeste do Pará (Ufopa), criada por de Lula, com Fernando Haddad como ministro da Educação. De acordo com João Batista, a Ufopa também representa a inclusão promovida pelos governos petistas, devido ao grande número de jovens indígenas que vive na região e teve acesso ao ensino superior através da  instituição.

E esse é apenas um dos exemplos da expansão feita pelo Partido dos Trabalhadores, que agora está ameaçada com os cortes de Jair Bolsonaro (PSL). “O Pará tem duas universidades novas criadas pelo governo Lula. Além dos Institutos Federais, que foram ampliados, e da Rural da Amazônia, que era Faculdade e virou Universidade”, descreve Batista.

Mas o legado do ex-presidente para o Pará, não se resume a educação: é visto em todas as áreas, de esportes a infraestrutura. “Aqui, também tem um peso importantíssimo iniciativas como Luz Para Todos, Mais Médicos, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Bolsa Família… Além das grandes obras  que estavam praticamente paradas há quase 40 anos e foram concluídas por Lula e Dilma”, exemplifica.

Lula Livre representa a volta do desenvolvimento

Considerando tudo que foi feito pelo ex-presidente, João Batista defende que a luta por Lula Livre, vai além do pedido de justiça para a maior liderança política do Brasil, que está presa injustamente há mais de um ano e representa a volta da esperança para o povo brasileiro.

“A liberdade de Lula significa a possibilidade do país se reencontrar com o rumo do desenvolvimento em que estava até o golpe contra Dilma Rousseff”, ressalta o presidente do PT Pará.  E complementa: “Lula foi o presidente que melhor entendeu as particularidades da Amazônia, que mais fez pela região Norte e pela integração do país como um todo”.

Ainda de acordo com Batista, todo esse avanço está sendo ameaçado pelo governo de Jair Bolsonaro, que vê a Floresta Amazônica como um lote a ser vendido.

De tudo que ele tem feito, o mais danoso para a região Norte é a entrega da Amazônia para o capital financeiro. Em suas viagens internacionais, ele só fala sobre a Floresta como se fosse um loteamento, só fala em aumentar a presença de mineradores, de produtores… E quer abrir as reservas de forma desastrosa para o agronegócio. É uma ameaça para o meio ambiente, uma agressão a esse patrimônio que é do Brasil e do mundo – critica João Batista

Agenda

Quinta-feira – 23/05 – Amazonas

07h: Visita a Moto Honda, diálogo sobre o papel da zona Franca de Manaus na economia

8:30h: Saída do Porto do Ceasa de barco para o encontro das águas com professores, intelectuais, representantes indigenistas e ambientalistas. Diálogo sobre a Amazônia.

11h: Porto São Raimundo: Coletiva com a imprensa.

14h: Encontro com os movimentos sociais no sindicato dos metalúrgicos contra a reforma da Previdência.

16h: Ato em defesa da educação na Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Sexta-feira – 24/05 – Pará

8h: Ato em defesa da educação superior na Amazônia, na Ufopa – Universidade do oeste do Pará na cidade de Santarém.

16:30h: Ato em defesa da educação na Universidade Federal do Pará – UFPA na cidade de Belém.

Sábado – 25/05 – Pará

10h: Ato de encerramento da caravana em defesa da educação e contra a reforma da Previdência na cidade de Concórdia.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast