Jorge Viana e Humberto Costa participam de comissão sobre reforma política no Senado

Parlamentares do PT farão parte do grupo que analisará o texto da reforma política aprovado pela Câmara dos Deputados. Para Humberto, Senado terá oportunidade de fazer ajustes na reforma

Foto: Waldemir Barreto /Agência Senado

O senador Jorge Viana (PT-AC) será o presidente da comissão especial instituída no Senado para analisar a reforma política. Além dele, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), também fará parte do grupo.

“Temos uma missão muito importante no Senado sobre um tema extremamente impactante na vida política do país e dos brasileiros. Todos nós temos essa consciência e sabemos da necessidade da reforma política para melhorar o sistema político atual, que já se mostra bastante desgastado”, avalia Humberto.

“Trata-se de um tema extremamente complexo, que traz diferentes visões até mesmo dentro dos partidos. Mas creio que o momento é de busca do entendimento. É preciso ter a flexibilidade necessária para procurar construir consensos”, acredita o líder.

Outros 28 senadores de diferentes partidos, divididos proporcionalmente em relação ao tamanho das bancadas, serão os responsáveis pela apreciação dos projetos que compõem a reforma política.

A expectativa é que o Senado analise as propostas para que elas sejam discutidas em plenário antes do recesso parlamentar,que acontecerá entre 1º e 17 de julho. A comissão terá como relator o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

De acordo com Humberto Costa, a análise do tema no Senado garantirá a oportunidade de “fazer alguns ajustes” no texto aprovado pela Câmara dos Deputados.

A liberação de doações eleitorais de empresas somente a partidos, por exemplo, é uma das questões que pode ser modificada. Do jeito que está, haverá menos transparência nas nossas eleições”, diz.

Da Redação da Agência PT de Notícias