Joseildo Ramos assume a presidência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle

Parlamentar passa agora a presidir o colegiado que deve fiscalizar o uso dos recursos públicos da União, da administração direta e indireta, e de planos e programas geridos pelo governo federal

Thiago Coelho

Deputado Joseildo Ramos preside a CFFC

O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) foi eleito nesta quarta-feira (13), por unanimidade, o novo presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. O parlamentar passa agora a presidir o colegiado que tem, entre suas atribuições, fiscalizar o uso dos recursos públicos da União, da administração direta e indireta, e de planos e programas geridos pelo governo federal. Além disso, o colegiado também pode acionar o Tribunal de Contas da União e examinar relatórios de atividades do órgão, além de requisitar informações sobre contas e despesas do governo federal.

Ao agradecer o voto dos membros do colegiado, o novo presidente disse que vai conduzir a CFFC de forma democrática, com respeito a todas as posições e ideias. “Obrigado a todos pela confiança. Quero dizer que esta Comissão é uma ferramenta importante e necessária para o País, e até mesmo para o próprio governo. Quero afiançar a todos aqui: vou estimular o bom debate dentro de um ambiente de respeito a todas as posições e à pluralidade de ideias. Creio que aqui poderemos criar convergências em prol do País”, afirmou logo após ser eleito. Joseildo ainda agradeceu a indicação do seu nome feita pelo líder do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (MG).

Os nomes que ocuparão os demais cargos na Comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidências) serão definidos nas próximas reuniões, informou Joseildo.

Perfil

Engenheiro agrônomo formado pela UFBA e servidor de carreira do Banco do Nordeste, Joseildo Ramos está no seu segundo mandato como deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores.

Prefeito de Alagoinhas (BA) por dois mandatos consecutivos (2001-2008), Joseildo atuou ainda no 1º governo de Jaques Wagner ao lado do então secretário de Relações Internacionais, Rui Costa, que posteriormente se tornaria também governador do estado e que hoje é ministro da Casa Civil do governo Lula.

Em 2010 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2014. Na Assembleia Legislativa da Bahia, foi líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, a maior da Casa, presidente da Comissão de Constituição e Justiça por quatro anos, relator da CPI da Telefonia e autor de projetos como o de combate ao trabalho análogo à escravidão no Estado e a revogação da Lei de Privatização da Embasa.

Saneamento

Na Câmara dos Deputados desde 2021, Joseildo Ramos foi membro das Comissões de Desenvolvimento Urbano e de Legislação Participativa. Foi responsável pelo requerimento que determinou que a Medida Provisória que alterava o Marco Regulatório do Saneamento fosse discutida em todas as regiões do país, e presidiu o evento do Nordeste, em Salvador. É também autor do PL que pede a proibição do nepotismo eleitoral, evitando que famílias inteiras sejam perpetuadas no poder.

Atualmente, Joseildo Ramos exerce seu segundo mandato na Câmara conquistado nas últimas eleições de 2022 com 104.228 votos.

Do PT na Câmara