Juventude do PT divulga regimento do terceiro Congresso

A partir da publicação do documento, os municípios podem organizar suas etapas locais

O regimento do 3º Congresso da Juventude do PT (3ºConJPT) foi lançado nesta quarta-feira (15). A partir da publicação do documento, aprovado pela Executiva Nacional do Partido, as cidades podem iniciar o processo para realização das etapas municipais do Congresso.

O tema do 3º ConJPT será a luta contra o extermínio da juventude negra. Segundo dados do Mapa da Violência 2015, divulgados em maio deste ano, os negros são 2,5 vezes mais vítimas de armas de fogo do que brancos no Brasil. Além disso, 58% das pessoas que morreram no país em decorrência do disparo de algum tipo de arma de fogo eram jovens entre 15 a 29 anos.

“O ConJPT representa o principal momento da juventude do PT, pois é espaço para a formulação e os debates sobre os temas que envolvem a juventude brasileira como um todo, e a juventude petista em particular”, explica o secretário de Juventude do PT, Jefferson Lima.

De acordo com o regimento, o 3º ConJPT acontecerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro de 2015 e será antecedido de etapas Municipais e Estaduais. Os Congressos Municipais devem ocorrer de 1º de agosto até 27 de setembro. Já as etapas estaduais têm prazo de 3 de outubro a 1ª de novembro.

Com a divulgação do regimento, o próximo passo para construção do Congresso da Juventude será a disponibilização das listas dos jovens aptos a participarem e votarem nas etapas municipais.

No Congresso, serão debatidos temas como mobilidade urbana e Tarifa Zero, uma nova política de drogas, ocupação da cidade e do campo pela juventude, combate à homofobia, ao racismo, ao machismo e à intolerância religiosa, as mudanças necessárias no Brasil e no mundo, uma plataforma política para juventude brasileira, a organização da Juventude do PT, além de aprovar resoluções e moções.

Nesta quinta-feira (16), a Executiva Nacional da Juventude do PT dá o pontapé inicial para o 3º ConJPT, a partir das 10h, na sede nacional do Partido dos Trabalhadores.

Confira a íntegra do Regimento IIIConJPT.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast