Lopes: mudança de presidente da Petrobras é só “troca de cúmplice”

Líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, alerta que indicação de Adriano Pires ao comando da empresa não vai alterar preços dos combustíveis

Site do PT

Reginaldo Lopes: culpa dos preços altos é de responsabilidade de Bolsonaro, que nomeia o presidente da Petrobras e integrantes do conselho de administração

O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), criticou hoje (29) a indicação do novo presidente da Petrobras, o consultor Adriano Pires, ligado a interesses de petroleiras estrangeiras e defensor da privatização da estratégica estatal. Segundo Lopes, trata-se apenas da troca de “cúmplice de uma política equivocada de preços na Petrobras”, o que não vai resolver o problema dos altíssimos valores da gasolina, do diesel e do botijão de gás.

“A questão não é trocar esse cúmplice, que vai continuar com a mesma política de Preço de Paridade Internacional (PPI) dos derivados de petróleo no Brasil, como já se manifestou”, disse o líder do PT. “Portanto, o que Bolsonaro tenta fazer é dar força ao seu discurso mentiroso, fake news, dentro das suas mentiras contadas diariamente para tentar enganar o povo brasileiro”.

Entreguista

Adriano Pires vai substituir o general da reserva Joaquim Silva e Luna, demitido da presidência da estatal pelo presidente de extrema direita Jair Bolsonaro. Pires é diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), entidade prestadora de serviços a empresas da área de petróleo e gás.

O parlamentar assinalou que Bolsonaro já mentiu várias vezes para tentar explicar a escalada dos preços de combustíveis e do gás de cozinha no País. Uma hora culpou os governadores, outra hora falou que a PPI era lei, depois propôs a privatização da empresa.

Reginaldo Lopes disse que a culpa dos preços altos é de responsabilidade de Bolsonaro, já que ele nomeia o presidente da Petrobras e os integrantes do conselho de administração, os quais têm agido apenas em nome dos interesses dos acionistas privados, a maior parte estrangeiros. No ano passado, a Petrobras teve R$ 106,6 bilhões de lucros, quase R$ 9 bilhões mensais.

Dinheiro dos brasileiros para os estrangeiros

Para o deputado, além da absurda dolarização dos preços, embora o Brasil seja um dos maiores produtores de petróleo do mundo, com custo de extração em reais, outro grave problema é a ênfase da empresa na obtenção de lucros para enriquecer os acionistas privados enquanto a população brasileira empobrece, inclusive com a alta da inflação provocada pelos aumentos dos combustíveis.

“A Petrobras foi construída com 100% de dinheiro público dos pagadores de impostos, os mais simples, não dos acionistas da Petrobras, que não pagam impostos porque recebem dividendos” (que não são taxados), comentou o líder do PT. “Então, Bolsonaro mente e é o pior dos mentirosos, porque acredita na própria mentira”.

Ele criticou a proposta do novo presidente da Petrobras de criar um fundo de compensação para eventualmente diminuir o ritmo do aumento de preço dos combustíveis. “Eles querem tomar dinheiro dos pobres para dar para os ricos, para os acionistas da Petrobras. Eles querem tirar dinheiro das crianças, das creches, da educação, da saúde, para fazer um fundo de compensação. Que vergonha!”, completou o líder do PT.

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast