Lula anuncia cinco nomes para ministérios do novo governo

Em coletiva, presidente eleito confirmou Haddad na Fazenda, José Múcio na Defesa, Flávio Dino na Justiça, Rui Costa na Casa Civil e Mauro Vieira no Itamaraty. Novos nomes serão anunciados semana que vem

O presidente eleito Lula e os ministros anunciados durante coletiva, nesta sexta-feira (9) (Foto: Reprodução)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (9), cinco nomes que irão integrar ministérios do novo governo a partir de janeiro. 

Em coletiva de imprensa, Lula confirmou os seguintes ministros:

Fernando Haddad na Fazenda; o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro para a Defesa; o governador da Bahia, Rui Costa, para a chefia da Casa Civil; o ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino para Justiça e Segurança Pública; e o embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, para o Itamaraty.

“Quando a transição terminar, vamos apresentar para a sociedade brasileira o que encontramos como resultado do atual governo”, declarou Lula, na coletiva. Vamos mostrar como está o Brasil área por área, sem pirotecnia”, ressaltou.

Na coletiva, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin fez um balanço dos trabalhos do Gabinete de Transição, que reuniu 32 grupos técnicos, mais o Conselho de Participação Social e o Conselho Político.cerca de 940 pessoas participaram da transição, a maioria absoluta de voluntários.

Alckmin informou que na segunda-feira (12), os relatórios finais serão entregues. “Os relatórios terão um diagnóstico de cada área, alertas para os primeiros meses do governo, emergências orçamentárias, sugestões de revogações, propostas de estrutura e ações prioritárias”, explicou Alckmin.

Com as contas aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula e Alckmin serão diplomados na segunda. No dia seguinte, presidente e vice diplomados deverão reunir a imprensa para anunciar novos nomes e detalhar a festa da posse.

Quem são os novos ministros

Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Haddad comandará o novo Ministério da Fazenda. A pasta será fruto do desmembramento do atual Ministério da Economia, que também dará origem aos ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Atual governador da Bahia com mandato até 31 de dezembro, o petista Rui Costa assume a Casa Civil, pasta que auxilia o presidente em suas atribuições e coordena a integração entre os ministérios. Costa é um dos principais aliados e articuladores de Lula.

Ex-governador Maranhão e senador eleito pelo estado, Flávio Dino assumirá o novo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dino, que já foi juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur, é um dos nomes da esquerda mais elogiados por Lula entre os que conquistaram mandato.

Ex-presidente do Tribunal de Contas de União e ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato de Lula, José Múcio Monteiro foi escolhido para chefiar a pasta da Defesa, ministério ao qual estão vinculados o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Ele é considerado um nome com bom trânsito entre militares.

Ex-ministro das Relações Exteriores do governo Dilma, atual embaixador do Brasil na Croácia e ex-embaixador na Argentina e nos Estados Unidos, Mauro Vieira foi escolhido para comandar novamente a pasta do Itamaraty.

Da Redação, com Rádio PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast