Lula anuncia reajuste da merenda escolar em 39%; assista

Medida vai ser oficializada em cerimônia agendada para as 15h no Palácio do Planalto. Também será lançada a plataforma Mãos à Obra, para mapear obras paralisadas no país. Assista aqui

Ricardo Stuckert

Programa Nacional de Alimentação Escolar é fundamental para 40 milhões de criançaas e adolescentes (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Lula anuncia, nesta sexta-feira (10), o primeiro reajuste na merenda escolar dos últimos seis anos. A medida será oficializada em cerimônia no Palácio do Planalto prevista para as 15h (veja abaixo a transmissão ao vivo do evento).

O principal valor repassado pelo governo federal para estados e municípios complementarem os recursos da merenda escolar vai aumentar em 39%. Assim, passará de 36 centavos, por dia para cada aluno matriculado no ensino básico da rede pública, para 50 centavos.

Haverá aumento também nos valores repassados para alunos indígenas e quilombolas, crianças na pré-escola e em creches e estudantes em escolas de tempo integral.

O congelamento do valor repassado para a merenda é uma das maiores crueldades realizadas contra a população pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) atende cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes. E para muitas delas, a refeição feita na escola é fundamental para que não passem fome.

Como o último reajuste ocorreu em 2017, e a inflação de alimentos disparou nos últimos anos, as escolas passaram a servir uma merenda cada vez menos nutritiva, com algumas cantinas recorrendo a meros biscoitos ultraprocessados.

Retomada de obras

Na mesma cerimônia, o presidente Lula também vai lançar a plataforma Mãos à Obra, voltada para mapear o conjunto de obras que estão paralisadas no país e que necessitam ser retomadas.

A definição das demandas para a plataforma será feita por gestores locais, que serão responsáveis por alimentar a base de dados do Mãos à Obra. As prioridades são equipamentos de Saúde, Educação, Esporte, Cultura, além de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Os gestores terão até 10 de abril de 2023 para incluir as informações.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast