Lula anuncia retomada da construção de novas escolas e universidades

Presidente participou, nesta quarta-feira (7), do ato de inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Ricardo Stuckert

Lula: "Não existe exemplo, no planeta terra, de um país que se desenvolveu sem antes investir na educação”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (7), da solenidade de inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), na cidade de Paulista, no Grande Recife. Ele anunciou que, em continuidade ao que foi feito nos seus dois governos anteriores, priorizará a construção de mais escolas e universidades, e destacou que “a educação é a base fundamental para o crescimento da pessoa humana e para o crescimento de um país”.

“Eu voltei para continuar fazendo mais escolas, para continuar fazendo mais universidades, porque não existe exemplo, no planeta terra, de um país que se desenvolveu sem antes investir na educação”, afirmou o presidente, para uma plateia formada majoritariamente por estudantes.

O Campus em Paulista tem área total de 6,4 mil metros quadrados, com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, passarelas, bloco administrativo, área de convivência, guarita e estacionamento. Atende atualmente 1.125 estudantes da educação profissional, científica e tecnológica. Durante a cerimônia de inauguração, Lula autorizou a construção do refeitório do Campus.

Além disso, o ministro da Educação, Camilo Santana, assinou com o reitor do IFPE, José Carlos de Sá, autorização para construção definitiva do Campus Olinda, no valor de R$ 25 milhões.

Lula iniciou o discurso exortando os estudantes a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições começaram na segunda-feira (5). “É muito importante fazer o Enem, porque o governo passado desmobilizou a sociedade brasileira para fazer o Enem, porque eles não acreditavam na educação”, disse.

O presidente também falou aos estudantes sobre a importância do estudo para o seu desenvolvimento e bem estar. “Eu lembro do orgulho que a minha mãe tinha quando ela me levava ao Senai para fazer um curso. E, por conta desse curso, eu virei até presidente da República”, afirmou. “Isso significa que o que aconteceu comigo pode acontecer com vocês, porque não existe nada impossível para um ser humano quando ele acredita que ele faz. A única coisa impossível, neste planeta, é Deus pecar. O resto, tudo pode acontecer”.

O chefe do governo encerrou o discurso dizendo aos jovens para nunca desistirem de seus sonhos, mesmo que estejam desanimados ou sem confiança na política. “Mesmo quando vocês não acreditarem em ninguém, pelo amor de Deus, não desistam, acreditem em vocês. Porque o país que nós temos que construir está dentro de vocês, e não dentro de mim. Por isso, em vez de vocês gritarem ‘Lula, guerreiro do povo brasileiro’, gritem ‘juventude, guerreira do futuro do Brasil’, que é o que nós precisamos para construir esse país”, disse.

Cinco meses, muitas realizações

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a inauguração do Campus em Paulista é uma das várias realizações do governo Lula, em diversas áreas, no período de apenas cinco meses.

“O presidente Lula, quando me convidou para ser ministro da Educação, ele determinou, primeiro, reconstruir o Ministério da Educação. Mas, vejam bem: em apenas cinco meses, o presidente já reajustou a alimentação escolar das escolas públicas deste país. Há seis anos não havia reajuste. E o presidente já reajustou, e o governo federal já paga o novo reajuste, que chega a 39%, a todas as escolas públicas municipais e estaduais deste país”, afirmou o ministro, destacando também o reajuste para as bolsas de estudo.

Ao dizer que estava diante do “maior presidente da história do país”, Santana lembrou que, “no período do Lula e da Dilma, foram 422 Campi e Institutos Federais implantados em todo o país. Portanto, presidente, eu quero aqui lhe parabenizar e homenagear pela esperança que você tem construído no coração de cada jovem de Pernambuco e deste país”.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que o retorno de Lula à presidência representa a retomada de uma série de políticas importantes que foram abandonadas nos últimos anos. “Com a volta de Lula, o Brasil voltou, a educação voltou, a ciência voltou ao Brasil. Por isso, a ciência e a educação vão servir ao combate à fome, vão servir à agenda das mudanças climáticas, vão servir à transição energética, vão servir à inclusão digital, vão servir, portanto, ao meio ambiente, e servir com as políticas assistivas”, declarou.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), que tem uma vida dedicada à pauta da educação, ressaltou que o Campus que estava sendo inaugurado é fundamental para o desenvolvimento tanto dos alunos quanto dos professores. “Desejo, sobretudo, que essa escola faça os professores e professoras cada vez mais valorizados, comprometidos e comprometidas com a educação. E que essa escola faça vocês [alunos] cidadãos sujeitos da sua própria história e que vocês sejam felizes”.