Lula vê oportunidades para ampliação e diversificação do comércio Brasil-Catar

Presidente cumpriu, em Doha, agendas voltadas ao fortalecimento das relações com o país árabe, como o Fórum Empresarial Brasil-Catar

Ricardo Stuckert

O presidente Lula e a comitiva brasileira no Fórum Empresarial Brasil-Catar

O presidente Lula participou, nesta quinta-feira (30), do Fórum Empresarial Brasil-Catar, em Doha, quando, entre outros pontos, destacou as oportunidades de ampliação e diversificação do comércio bilateral com o país árabe, hoje na casa de US$ 1,6 bilhão. Segundo Lula, há espaço para que esse intercâmbio se amplie com a inclusão de produtos de maior valor agregado.

O Catar tem uma carteira de investimentos diversificada no Brasil, com estoque de cerca de US$ 7 bilhões. No âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o país do Oriente Médio é o 5º principal investidor, com previsão de investimentos de até US$ 10 bilhões

Há perspectiva de aumento da captação de investimentos catarianos para o Brasil. Nos primeiros nove meses de 2023, o comércio bilateral totalizou mais de US$ 762 milhões. A proteína animal concentra a maior parte das vendas brasileiras ao Catar. As carnes de aves representam, neste ano, 48% do total exportado pelo Brasil ao país árabe.

“Há amplo espaço para a ampliação e diversificação de nossa pauta comercial com produtos de maior valor agregado, como autopeças, produtos de defesa e aeronaves da EMBRAER – como o C-390 que me trouxe a Doha”, disse Lula, em referência a possíveis parcerias envolvendo aeronaves brasileiras.

O presidente enfatizou que “trazer de volta o Brasil à região é o propósito desta minha visita” e que “o Brasil necessita estar mais presente no Golfo, região com a qual compartilhamos importantes interesses comerciais e laços culturais e históricos”.

Lula sublinhou que a visita ao Catar antecipa as celebrações do cinquentenário das relações diplomáticas bilaterais, que ocorrerão em 2024. Destacou que, desde que tomou posse na presidência pela primeira vez, em 2003, o comércio entre os dois países cresceu de maneira exponencial, de cerca de US$ 38 milhões para os atuais US$ 1,6 bilhão.

“O Catar é, atualmente, uma de nossas principais portas de entrada para negócios com o Oriente Médio e conta com um vibrante empresariado com intenso interesse pelo Brasil”, disse o presidente. “Os empresários brasileiros acreditam no potencial do Catar e no futuro de seus negócios. Esse interesse encontra respaldo na forte complementariedade entre nossas economias”, disse Lula.

Agricultura

O presidente ressaltou que “o Catar desempenha um papel fundamental para a agricultura brasileira como fornecedor de ureia, que contribui para a elevada produtividade nacional.

Lula afirmou ainda que o Brasil, por sua vez, como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos, vem contribuindo de modo constante para a segurança alimentar catariana.

“Nossos produtos são reconhecidos pela alta qualidade, preços competitivos e garantia de fornecimento. Estamos comprometidos com uma agricultura sustentável e alinhada com as melhores práticas em matéria ambiental. Mantemos um manejo cuidadoso e criterioso dos produtos halal, com respeito pelos ritos islâmicos e pela cultura catariana”, pontuou.

Além disso, ressaltou que foi graças a investimentos públicos massivos em pesquisa científica, que o Brasil se transformou, em menos de cinquenta anos, em uma potência agroambiental que produz alimentos, gera riqueza e alavanca o desenvolvimento regional.

“A transição energética é nova oportunidade de repetir essa história de sucesso nas áreas de energia de baixo carbono, reaproveitamento de resíduos, infraestruturas verdes e sociobiodiversidade. O Brasil vai ser em breve um exportador de sustentabilidade. Temos imenso potencial nos setores de energia solar, eólica, biocombustíveis e hidrogênio verde”, afirmou o presidente.

Novo PAC

O discurso de Lula também destacou as oportunidades de investimentos representadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), lançado pelo governo brasileiro envolvendo recursos públicos e privados da ordem de R$ 1,7 trilhão.

“Também queremos olhar juntos para o futuro e atrair uma nova onda de investimento para o Brasil. O aperfeiçoamento da infraestrutura é um desafio urgente que o Brasil deve enfrentar para consolidar seu desenvolvimento. Lançamos neste primeiro ano do meu governo o novo PAC, que contempla oportunidades de investimentos abertas e atrativas para estrangeiros”, disse o presidente.

Ao final do discurso, Lula afirmou que, horas depois do fórum empresarial, partiria para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28). Ele anunciou que, durante o encontro, lançará “um chamado à ação e à ambição no enfrentamento à crise climática” e que está “certo de que o Catar também poderá ser um aliado importante nessa agenda”.

“Mais do que fortalecer os laços de amizade que nos unem, acredito que Catar e Brasil podem atuar juntos em prol da paz e por um mundo mais justo, próspero e sustentável”, concluiu.

Encontro bilateral

Outra agenda do presidente Lula nesta quinta-feira foi uma reunião bilateral com o Emir do Catar, o Xeque Tamim bin Hamad al-Thani, no Palácio Amiri Diwan, escritório administrativo do líder em Doha. Oportunidades de investimentos, ampliação do cardápio de comércio exterior, parceria na organização do G20 e um olhar para a geopolítica do Oriente Médio foram alguns dos assuntos tratados.

“Encontrei o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani. Entre os assuntos, as relações comerciais e de investimento crescentes entre Brasil e Catar e a paz no mundo. Agradeci o Emir pelo seu grande esforço pelo cessar-fogo e libertação de reféns entre Israel e Hamas, e a ajuda dele na liberação dos brasileiros em Gaza”, postou o presidente Lula nas redes sociais.