Lula foi ovacionado pelo mundo em evento sobre meio ambiente em 2009

Ex-presidente foi aplaudido de pé pelo plenário da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas daquele ano, realizada na Dinamarca

Ricardo Stuckert

Lula no COP-15

A pedido do próprio Lula, o Instituto Lula, que tem como uma de suas missões preservar o legado dos governos Lula, resgatou um discurso histórico do ex-presidente sobre um tema quente: o desmatamento na Amazônia e as mudanças climáticas.

O pedido foi feito pelo ex-presidente durante entrevista concedida ao Brasil 247 nesta quinta-feira (22). Lulacontou como foram as negociações para definir o posicionamento do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2009, a COP-15, em Copenhague (Dinamarca).

Na ocasião, houve um esforço por parte de potências como Estados Unidos e França para culpar a indústria chinesa pela poluição ambiental. “Queriam que a gente aprovasse na COP-15 de que a China era o demônio da poluição no planeta Terra.” O governo brasileiro, porém, se recusou. “Olha, eu sei que a China tá poluindo. Mas e quem vai pagar a poluição histórica que vocês cometeram?”, questionou Lula.

Ainda durante a COP-15, num momento chamado Conferência das Partes, o Brasil foi surpreendido com uma mudança de última hora na ordem dos discursos. “Inverteram a pauta, acho que por pressão do Obama e do Sarkozy. P***, eu tava muito nervoso.” Mas Lula não decepcionou. “Eu fiz um bom discurso e fui aplaudido de pé pelo plenário. Depois foi falar o Obama. Ele não tinha o que falar, fez um discurso que ninguém notou. E com o Sarkozy foi a mesma coisa”, contou Lula.

Leia aqui o discurso

Por Instituto Lula