Lula: Fora da democracia, o que existe é o caos e a incerteza

Ex-presidente gravou vídeo em que afirma que o golpe não passará; o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica também gravou mensagem de apoio à Dilma

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou, em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (15), que derrubar um governo eleito democraticamente não vai “consertar nada”. Ao contrário, só vai agravar os problemas do país. Lula divulgou vídeo contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O ex-presidente afirma ter certeza de que o golpe do impeachment não passará na Câmara dos Deputados.

“Ninguém conseguirá governar um país de 200 milhões de habitantes, uma das maiores economias do mundo, se não tiver a legitimidade do voto popular”, afirmou ele, sobre um possível governo pós-golpe. “Ninguém será respeitado como governante se não respeitar, primeiro, a constituição e as regras do jogo democrático”, disse o ex-presidente.

“Para retomar o caminho do desenvolvimento, o Brasil precisa de paz e estabilidade, mas fora da democracia o que vai existir é o caos e a incerteza permanente”, afirmou Lula.

Segundo ele, a comunidade internacional já percebeu que o impeachment é um golpe.

No vídeo, o ex-presidente lembrou do esforço feito para superar a ditadura no Brasil e instalar a democracia em 1988. Além disso, ele reconheceu as conquistas sociais ocorridas no país desde 2003, como a melhoria da igualdade social, a superação da fome e a conquista de maior credibilidade internacional. “Todo esse esforço pode ser jogado fora por um passo errado, um passo impensado, no próximo domingo”, afirmou.

Lula também declarou que, uma vez derrotado o impeachment, independente de cargos, estará empenhado em fazer com que o Brasil tenha um novo modo de governar. “Nessa próxima etapa, vou usar minha experiência de ex-presidente para ajudar na reconstrução do diálogo e unir o país”, afirmou.

“Vamos reafirmar a credibilidade do país lá fora e resgatar, aqui dentro, a confiança que sempre tivemos no futuro do Brasil.Por isso, peço a todos que confiem na minha palavra e mantenham a defesa da democracia”, afirmou.

Por fim, o presidente afirmou que “juntos, novamente, vamos fazer do Brasil um país cada vez maior e mais justo, com oportunidades para todos”.

Veja abaixo:

Mujica

O ex-presidente uruguaio Pepe Mujica também se posicionou contra o impeachment em vídeo divulgado nesta sexta. Mujica destaca que os que pedem o impeachment da presidenta Dilma Rousseff não perceberam o problema a que estão expondo o Brasil e toda a América Latina, em uma espécie de jogo irresponsável que atinge também a todos os vizinhos”. Segundo ele, a crise política está gerando uma crise de confiança, que atinge a economia.

Para o ex-presidente, acima da Justiça e dos que têm que ir presos, está o povo brasileiro e a estabilidade social, que vale mais do que qualquer coisa.

Confira aqui minuto a minuto da cobertura das mobilizações contra o golpe

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast