Lula lidera intenção de votos na Marcha para Jesus

Pesquisa realizada durante um dos maiores eventos evangélicos do país também mostra que maioria não escolherá presidente por religião

Ricardo Stuckert

"O 'crime' real de Lula é ser neste momento o líder mais popular em um país em crise profunda e em plena corrida eleitoral"

Uma pesquisa realizada com frequentadores da Marcha para Jesus, um dos principais eventos evangélicos do país, que reuniu mais de 300 mil pessoas na quinta-feira (31), mostra que o presidente Lula também é líder entre os cristãos.

Segundo o levantamento realizado pelo Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Polícia (Neamp) em parceria com o Grupo de Pesquisa  Comunicação e Religião da Intercom, Lula tem 20,9% das intenções de voto entre os participantes do evento. Em segundo lugar aparecer Jair Bolsonaro (15%) seguido de Marina Silva (5,91%).

Na última pesquisa CNT/MDA Lula aparece com 32,4% da preferência do eleitor brasileiro, enquanto no Datafolha de 15 de abril o ex-presidente é o favorito de 31% da população.

A pesquisa também mostrou que a maioria dos frequentadores da Marcha (40,9%) não espera que o próximo presidente seja evangélico. Inclusive, um número significativo (32,62%) dos participantes prefere que a presidência seja ocupada por alguém de outra ou nenhuma religião.

O alto índice de votos brancos, nulos e de eleitores que não souberam ou não quiseram opinar (50%), assim como a indiferença em relação a fé do candidato à presidência, levaram os pesquisadores à conclusão que os votos não são homogêneos dentro desse grupo religioso.

26ª edição da Marcha para Jesus

“Não existe voto evangélico”, disse a pesquisadora Magali Cunha, da Intercom, em entrevista à Folha. Para ela, o que pesa na decisão é a classe social e a formação educacional. “São os interesses da população em torno daquele que querem que seja a sua liderança maior”.

Os participantes do ato também não se veem refletidos no legislativo. Quase um terço (27,66%) diz que a Bancada Evangélica na Câmara dos Deputados não os representa. Para 18,20% esse grupo parlamentar é indiferente e 16,55% dizem que nem conhecem a bancada.

A maioria dos entrevistados também não se identifica com nenhum partido (81,8%), mas o PT foi o mais citado (9,22%) entre aqueles que demonstraram alguma preferência. Quase metade dos frequentadores da Marcha para Jesus (48,23%) disse não ter preferência ideológica, 13,95% se disse de direita; 8,75% de esquerda e 6,62% de centro

Foram entrevistadas 423 pessoas, sendo que 16,78% se identificaram como membros da Assembleia de Deus, 15,37% da Renascer em Cristo, 14,89% se disseram católicos, 4,26% adventistas, 3,31% da Universal do Reino de Deus, e 32,86% de outras denominações evangélicas.

Da redação da Agência PT de notícias, com informações da Folha

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast