Lula, meme, eleições foram temas em debate no II Curso Nacional de Formação de Comunicadoras

O segundo dia de curso abordou os desafios da comunicação em 2022, o papel das mulheres na batalha digital e como fazer um planejamento

Nessa terça-feira, 19, mais de cem mulheres participaram do segundo dia do II Curso Nacional de Formação de Comunicadoras Populares, do projeto Elas Por Elas.

Com representantes de todos os estados brasileiros, o curso contou com a participação das jornalistas Brunna Rosa, da equipe Lula; Dayane Hirst, que atua junto à presidenta do PT, Gleisi Hoffmann; e Ana Clara Ferrari, da Secretaria Nacional de Mulheres do PT.

Brunna Rosa abriu os debates apresentando os pontos estratégicos da comunicação para a disputa das eleições 2022 e a importância de combater as fake News espalhando a verdade.

“Precisamos interromper o ciclo de difusão da mentira e não compartilhar fake news, nem mesmo para denunciar, reclamar ou até fazer oposição”, explicou Rosa.

As mulheres participaram ativamente e debateram sobre temas quentes nas redes, como o caso da série de tuítes que a cantora Anitta publicou no twitter sobre mencionar ou não o nome do presidente genocida nas redes sociais, abrindo uma reflexão coletiva sobre a disputa da narrativa.

A importância dos memes para se conectar com o público e seus referenciais de cultura também estiveram entre os pontos de debate, além da ênfase no processo de escuta das mulheres.

“Ouçam as pessoas, elas podem agregar muito para nossas estratégias”, ressaltou Dayane Hirt.

Um pé no céu, outro na terra

A jornalista Ana Clara Ferrari abordou o papel das mulheres na construção das novas tecnologias e como a internet também é um espaço estratégico de disputa política.  

“As redes sociais são um espaço social: reproduzem exclusões, desigualdades da sociedade. Por isso, é estratégico ocupá-las e disputar a narrativa que será contada sobre nós”

E para ocupar esses espaços é necessário, antes de tudo, compreender a própria estrutura e planejar uma estratégia de ação e intervenção sobre a realidade. Para isso, a jornalista também apresentou técnicas e ferramentas de planejamento em comunicação, voltadas principalmente para garantir a eleição de mais mulheres na política.

Sobre o II Curso Nacional de Formação de Comunicadoras

Este curso é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, por meio do projeto Elas Por Elas. Com aulas realizadas nos dias 12 e 19 de abril. As próximas serão dia 26 de abril e 2 de maio, das 19h às 21h40.  

A iniciativa visa estabelecer uma comunicação aliada e forte para enfrentar as eleições de 2022, por meio do aprimoramento do coletivo de comunicadoras populares. As aulas são voltadas para a capacitação técnica de mulheres que serão referência para intervenção nos estados, regiões, frentes de atuação e eleições.

Da Redação, Agência Todas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast