Lula no Rio: “Cultura é arte, emprego, trabalho e deve ser respeitada” 

Lula e Alckmin têm encontro com profissionais do samba, e ex-presidente assume o compromisso de recriar o Ministério da Cultura caso volte a governar o país

Ricardo Stuckert

Lula: "Um país que não desenvolve a cultura é um país fadado a ser pobre espiritualmente"

Lula e Geraldo Alckmin concluíram o primeiro dia de visita ao Rio de Janeiro com um encontro com profissionais do samba, na quadra da escola Unidos da Tijuca. Para uma barracão lotado, o ex-presidente prometeu, caso volte a governar o país, a tratar o setor cultural com o respeito devido.

“Em todos os estados que eu vou, tenho conversado com os mais diferentes setores da cultura brasileira para que a gente defina, de uma vez por todas, que cultura não é bico”, disse Lula. “Cultura é arte, emprego, trabalho, e a gente precisa tratar com respeito o pessoal da cultura, que ficou passando privações por conta da política de destruição do atual presidente”, completou (assista à íntegra no fim desta matéria).

LEIA MAIS: Em reunião com reitores no Rio, Lula garante que educação voltará a ser prioridade

Na opinião de Lula, um evento como o carnaval, que antes da pandemia, gerava para os cofres do Rio de Janeiro cerca de R$ 8 bilhões por ano, precisa de mais apoio do poder público. “Por que que o samba não entra no orçamento da prefeitura, do estado e da União? É uma indústria capaz de produzir emprego e profissionalização”, afirmou.

O samba e todas as demais formas de cultura, defendeu Lula, precisam ser tratados com a indústria que são. “Nós vamos definir com vocês como tratar o samba como uma indústria de geração de oportunidades para o povo brasileiro, e o carnaval também.”

LEIA MAIS: 10 iniciativas que mostram por que o PT é o melhor para a cultura

Por isso, prosseguiu o ex-presidente, uma das primeiras ações de um novo governo seu será a recriação do Ministério da Cultura. “Nós vamos restabelecer, recriar, o Ministério da Cultura, que foi destruído nesse país. Segunda coisa, vamos criar comitês culturais nas cidades”, antecipou.

Segundo Lula, “o papel do Estado é garantir que as pessoas conheçam o Brasil na sua plenitude, e um país que não desenvolve a cultura é um país fadado a ser pobre espiritualmente”.

Alckmin celebra Lei Paulo Gustavo

Ao discursar antes de Lula, Geraldo Alckmin celebrou a derrubada dos vetos que Jair Bolsonaro havia imposto sobre as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que juntas asseguram quase R$ 7 bilhões para o setor.

“Nós estamos comemorando uma grande vitória, que foi a derrubada do veto do pior presidente da história do Brasil à Lei Paulo Gustavo e à Lei Aldir Blanc, grande conquista da nossa cultura. Que a cultura seja inspiração para nós nesta caminha cívica”, disse.

LEIA MAIS: Veja e divulgue o legado dos governos Lula e Dilma na cidade do Rio de Janeiro

LEIA MAIS: Veja e divulgue o legado dos governos Lula e Dilma no estado do Rio de Janeiro

Também discursaram a secretária de Cultura do PT-RJ, Viviane Martins; o geógrafo Oscar Bessa; o jornalista Fábio Fabato; Celia Domingues, representante da Fenasamba; André Lara, neto de Dona Ivone Lara; o compositor André Diniz, Pitty de Menezes, intérprete da Imperatriz Leopoldinense; a compositora Manu da Cuíca; o historiador Raimundo Johathan; e o carnavalesco Leandro Vieira.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast