Lula: “O Brasil é uma nau sem rumo”

Em entrevista à emissora argentina de televisão C5N, o ex-presidente da República acusa Bolsonaro de ofender a todos e de manter uma política econômica e sanitária suicidam, alertando que o país ruma para um desastre. “Não é possível que a gente ainda siga vendo, dia a dia, as pessoas morrerem pela pandemia”, destacou

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a omissão do governo Bolsonaro na condução do país, que segue à deriva, durante entrevista à emissora de TV argentina C5N, transmitida na noite de terça-feira, 12 de maio. “O Brasil está completamente desgovernado. Não há política de saúde, não há política econômica. O Brasil é uma nau sem rumo”, lamentou.

Lula disse que Bolsonaro está errado em insistir na retomada da atividade econômica, enquanto o país bate, dia após dia, novos recordes de mortes e casos de infectados pelo coronavírus. “É simples: se você salvar o povo, você pode, com a ajuda dessas pessoas, reconstruir a economia. Hoje estamos assistindo passivamente as pessoas morrerem”, advertiu.

O país tem 12.400 mortos pelo Covid-19 e se aproxima da marca de 180 mil pessoas contaminadas. Ele ressaltou que a única arma para enfrentar o coronavírus é o isolamento. “Não é possível que a gente ainda siga vendo, dia a dia, as pessoas morrerem pela pandemia”, destacou. “O único que ressuscitou foi Jesus Cristo! As pessoas não ressuscitam, mas a economia, sim”.

Se você salvar o povo, você pode, com a ajuda dessas pessoas, reconstruir a economia. Hoje estamos assistindo passivamente as pessoas morrerem

Lula avalia que “a falta de liderança” para enfrentar a pandemia, hoje é um problema para o país, que não pode continuar sendo conduzido de maneira irresponsável por Bolsonaro. “Nunca vi alguém tão incompetente na liderança de um país, alguém tão rude”, alertou. “Bolsonaro insulta mulheres, insulta negros, crianças, a ONU, insulta a Argentina, insulta a Venezuela, a mídia, insulta os trabalhadores. Ele não fala com ninguém, apenas com as mílicias que cercam seus filhos e seus fãs. O Brasil não pode resistir a isso”.

Ele cobrou do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) a abertura do processo de impeachment do presidente da República. “Acho que o Bolsonaro trabalha com a ideia de endurecer cada vez mais, de um governo autoritário. Espero que o presidente da Câmara coloque o impeachment em votação. Porque o Brasil não aguenta três meses do jeito que está sendo governado”, apontou.

Lula: “Acho que o Bolsonaro trabalha com a ideia de endurecer cada vez mais, de um governo autoritário. Espero que o presidente da Câmara coloque o impeachment em votação. Porque o Brasil não aguenta três meses do jeito que está sendo governado”

Exemplo argentino

O líder brasileiro elogiou o presidente argentino Alberto Fernandez, o mexicano Andrés López Obrador e criticou duramente o americano Donald Trump – hoje o único aliado de Jair Bolsonaro no plano internacional. “Sonho que mudaremos o mundo”, disse.

Lula advertiu que as elites latino-americanas têm a alma de um ‘cãozinho’ das potências internacionais e a única coisa que procuram é que os Estados vendam tudo mas, assim, cavam suas próprias covas. “Não havia outro governo em toda a história do Brasil que tratasse os empresários melhor do que nós, nos quais ganhavam mais dinheiro do que conosco, e não defendiam Dilma, votaram em Bolsonaro porque ele lhes disse que iria vender todas as empresas estatais”, lembrou.

“A Europa, os Estados Unidos, querem que compremos todos os produtos industrializados e vendamos apenas mercadorias. Mas temos que industrializar nossos países, fortalecer o lugar do Estado. Alberto Fernández está certo quando diz que a primeira coisa é salvar o povo argentino”, analisou.

Lula lamentou que todos sabem que da guerra contra um inimigo invisível, mas a única preocupação é evitar despesas e danos econômicos, sem levar em conta as pessoas. Ele lembrou que, na guerra do Paraguai, entre 1864 e 1970, o Brasil gastou o equivalente a 11 orçamentos.