Lula participa de confraternização com trabalhadores do Palácio do Planalto

Durante o evento, presidente anunciou que a categoria profissional também terá direito ao recesso de fim de ano, como ocorre com os funcionários públicos

Ricardo Stuckert

Lula e Janja confraternizam com os funcionários do Palácio do Planalto

O presidente Lula participou, na tarde desta quinta-feira (22), de uma confraternização de final de ano com trabalhadoras e trabalhadores de empresas terceirizadas do Palácio do Planalto. O encontro festivo, para marcar a passagem do Natal e o fechamento do ano de 2023, foi realizado nas dependências do Palácio do Planalto, sede do governo federal.

Nas suas duas gestões anteriores, Lula sempre fez questão de valorizar o trabalho profissional, além de também manter uma relação pessoal marcada pelo carinho e afeição para com a categoria que ali trabalha. E neste terceiro mandato presidencial não será diferente. Durante a confraternização, Lula discursou, abraçou e tirou fotos de bolsas de funcionárias e funcionários, especialmente o pessoal que trabalha na limpeza da sede do governo.

Durante o evento, o presidente também anunciou que a categoria passará a ter direito ao recesso de fim de ano, como ocorre com os servidores públicos.

“O que é importante para gente dizer é que os servidores terceirizados do Palácio do Planalto importam, e que a gente tem que cuidar de vocês com respeito e com cidadania. Hoje, eu só tenho um aviso para dar para vocês, que vocês vão começar a ter recesso que todo servidor público tem que ter. Vocês podem escolher ou descansar na semana entre o Natal e o ano novo, ou tirar o recesso na semana depois do ano novo. É uma portaria que já foi assinada pela nossa ministra da Gestão”, afirmou o presidente, que foi bastante aplaudido pela categoria.

Normalmente, os servidores públicos tiram uma semana de recesso no período de Natal ou ano novo, de forma escalonada, e com posterior compensação.

Melhoria das condições dos terceirizados

Lula também se comprometeu a melhorar as condições de trabalho dos terceirizados que trabalham na sede do Poder Executivo.

“Estou elaborando o contrato que a empresa [em] que vocês trabalham tem com o Palácio do Planalto. Obviamente que não posso fazer para todo o mundo, mas quero assumir o compromisso com vocês de que os servidores de terceirizados que trabalham no Palácio do Planalto será tratado de forma diferenciada, porque trabalhar no palácio presidencial deve ser uma promoção”, acrescentou.

O presidente também lembrou o encontro anterior que teve com os funcionários da limpeza, dias após os ataques golpistas de 8 de janeiro, que deixaram um rastro de destruição na sede da Presidência da República.

Após o discurso de Lula, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que a pasta está estudando uma revisão nos contratos com as empresas que fornecem mão de obra terceirizada para o governo federal.

“A gente tem que tratar os terceirizados de forma decente, não pode ser um trabalho precarizado. Esse é o pedido dele [Lula], que inclui o tratamento salarial, o tratamento de direitos, ao recesso, direito aos feriados, então a gente discutiu isso ao longo do ano e vai implementar a partir de segunda-feira. A gente vai explicar para todo o mundo direitinho, todas as empresas serão avisadas e a gente vai garantir que vocês tenham o mesmo tratamento que todos os demais trabalhadores aqui do governo federal”, destacou a ministra.

Na sexta-feira (22), às 10h, o presidente participa do tradicional Natal com os catadores de materiais recicláveis, que ocorrerão durante o evento Expocatadores, em Brasília.

Da Redação, com Agência Brasil