Lula: prefeituras têm papel fundamental na construção de políticas públicas

Ex-presidente lembrou que os problemas são materializados nas cidades e que nenhum país pode ser rico se as prefeituras forem pobres

Lula: “É na cidade que acontece o problema. Um país não pode ser rico se o município é pobre” (Foto: Ricardo Stuckert)

Em encontro com prefeitos e representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na tarde desta quarta-feira (26/10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou que os municípios tiveram protagonismo nos governos petistas e contou que vai se reunir com governadores, ainda em janeiro, para renegociar o pacto federativo, e com prefeitos para conhecer suas prioridades.

Em agenda em São Paulo, Lula recebeu a Carta do Movimento Municipalista Brasileiro, entregue aos candidatos à Presidência da República. Nela, os prefeitos apontam ações que gostariam de ver executadas num próximo governo, entre as quais aperfeiçoamento do Fundeb, apoio na aprovação da PEC que cria o adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios, a atualização dos repasses dos programas federais; e apoio na aprovação da revisão do atual sistema tributário.

LEIA MAIS: Lula: “O que está em jogo é a gente recuperar o país ao povo brasileiro”

O ex-presidente Lula afirmou que muitas das coisas que os prefeitos reivindicam são obrigação do Estado atender e que não é possível governar um país sem conversar com governadores e prefeitos. “Podem saber que, se a gente ganhar, os prefeitos serão tratados com dignidade, deferência e muito respeito”, disse, declarando também que os prefeitos são o elo mais importante da relação interfederativa entre estados, municípios e União por estarem mais perto da população. “É na cidade que acontece o problema. Um país não pode ser rico se o município é pobre”.

LEIA MAIS: Lula: “Os jovens devem ter esperança, vamos gerar empregos e oportunidades”

O ex-presidente lembrou que, enquanto governou o país, participou de todas as marchas dos prefeitos a Brasília para ouvir o que eles desejavam de políticas públicas. Ele destacou a importância dos prefeitos na execução de muitas das políticas – como no caso do Bolsa Família – e lembrou que as prefeituras tiveram papel relevante na construção do PAC e do Minha Casa, Minha Vida, assim como no programa de creches, executado no governo de Dilma Rousseff.

Silvana Matos, prefeita de Monte Santo (BA) fez um relato emocionado sobre a força da gestão de Lula em lugares menores, que não tinham energia, escola, água e energia. “O senhor deu vez e voz ao povo do sertão”, disse ela, ao tentar dar uma explicação para a alta adesão a Lula no Nordeste. Só no município governado por ela, Lula recebeu 84% dos votos.

Do site lula.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast