Lula, sobre isenção do IR e economia: “Os pessimistas não têm muito o que falar”

Lula e ministro Haddad garantem que haverá isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos e anunciam correção na tabela

Site do PT

"As pessoas que ganham até dois salários mínimos não vão pagar Imposto de Renda", garantiu Lula

Com a confirmação do novo valor do salário mínimo (R$ 1.412) e a garantia do reajuste na isenção do Imposto de Renda (IR) para até dois salários mínimos (R$ 2.824) pelo presidente Lula, o povo brasileiro pode celebrar.

Em entrevista nesta terça-feira (23) ao programa Bom dia com Mário Kertész, da Rádio Metrópole, da Bahia, Lula ressaltou que quem não acreditava no impulsionamento da economia e na melhoria do poder aquisitivo da população brasileira em seu governo, agora não tem o que dizer.

“Os pessimistas não têm muito o que falar. Isso porque a economia melhorou, o salário mínimo voltou a crescer e fizemos a correção acima da inflação. E vamos fazer de novo. As pessoas que ganham até dois salários mínimos não vão pagar Imposto de Renda. Nós vamos fazer o que prometemos”, pontuou o presidente.

O presidente afirmou que a reforma tributária de 2023 foi apenas o primeiro passo para melhorar a economia do país. A presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, corroborou essa afirmação em suas redes sociais, destacando a importância da reforma tributária no que diz respeito à tabela do IR e ao imposto sobre consumo.

Leia mais: Pesquisa CNT: Lula tem 55% de aprovação e avaliação do governo segue alta (42,7%)

Hoffmann expressou otimismo em relação à colaboração do Congresso Nacional e enfatizou que as mudanças propostas não são apenas promessas, mas compromissos de campanha de Lula.

“Lula garante isenção de IR pra dois salários mínimos e a reforma tributária vai chegar à tabela do IR, ao imposto sobre consumo e avançar sobre os mais ricos. Não é promessa, é compromisso de campanha de Lula. A reforma tributária de 2023 foi apenas o primeiro passo, esperamos que o Congresso Nacional faça a sua parte e colabore”, apontou, na rede X.

Na segunda-feira (22), em declaração ao programa Roda Viva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou como a política econômica do governo Lula tem sido bem sucedida. Ele também confirmou que a pasta analisa como isentar do imposto todos os que ganham até dois salários mínimos.

“Nós vamos fazer uma nova revisão esse ano, até por conta do aumento do salário mínimo, o presidente já pediu uma análise para nós acertarmos a questão da faixa de isenção. Agora, nesse primeiro semestre, nós temos que encaminhar as leis complementares que regulam a emenda constitucional da reforma tributária”.

Revisão da faixa de isenção

Haddad detalhou ainda as ações que têm sido implementadas nas políticas econômicas do governo, destacando a necessidade de revisão da faixa de isenção do Imposto de Renda, especialmente diante do aumento do salário mínimo.

Ele ressaltou o trabalho da equipe liderada por Bernardo Appy no desenho da reforma tributária. O ministro também destacou a importância de entregar as leis complementares que regulem a emenda constitucional resultante da reforma tributária de 2023.

“Um trabalho espetacular, que ninguém imaginava possível, inclusive”, elogiou Haddad. Acho que o debate está bem organizado e vai ter aquela coisa, o que é a cesta básica, o que entra, o que não entra, onde vai ter cashback, onde não vai, vai ter disputa em tudo”, resumiu.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

Compromisso de Lula com a classe trabalhadora

O presidente Lula enfatizou ainda o compromisso de garantir que quem ganha até R$ 5.000 seja isento do Imposto de Renda até o fim de seu mandato. Ele destacou que, durante seu mandato, o Brasil experimentou o crescimento econômico, o aumento do emprego e o reajuste salarial acima da inflação.

Lula reafirmou a necessidade de ajustes difíceis, reconhecendo a importância de garantir justiça fiscal, onde aqueles que vivem de dividendo também contribuam para o desenvolvimento do país.

Leia mais: Com Lula, isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil finalmente sairá do papel