Marcio Macedo e Carlos Gabas condenam reforma da Previdência

Em evento realizado na Universidade Federal do Sergipe, vice-presidente do PT e ex-ministro criticaram duramente a proposta do governo golpista de Temer

Divulgação

Gabas e Marcio Macedo em debate contra a reforma realizado Sergipe

O vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo, participou, na noite desta quinta-feira (3), da audiência pública “O que temer com a Reforma da Previdência”. O evento, que contou com a presença do ex-ministro Carlos Gabas, ocorreu na Universidade Federal de Sergipe, e reuniu alunos e professores para tratar das consequências da mudança na legislação na vida dos brasileiros.

Para Marcio, a reforma proposta por Michel Temer na Previdência é extremamente prejudicial para os trabalhadores.

“Não pensei em viver para ver um presidente querer acabar com a Previdência do país. Estamos vivendo um regime de exceção com discurso de democracia. Toda a agenda em curso no país não passaria numa eleição. Dá para imaginar um candidato a presidente dizendo: ‘vou acabar com a sua aposentadoria, vote em mim’ ou dizendo: vou rasgar a CLT e acabar com os seus direitos, vote em mim’? Ou ainda falar para uma gestão que ela irá trabalhar em condições insalubres sem reclamar. É o que está acontecendo no Brasil”, afirmou.

O ex-ministro Carlos Gabas, que foi à Sergipe a convite de Marcio Macedo, avalia que “não há conciliação possível com a atual proposta de reforma da Previdência”. Ele ressalta que as mudanças desmontarão a Previdência.

“A mudança nas regras da aposentadoria rural e especial são exemplos deste desmonte. O objetivo da reforma é fortalecer a iniciativa privada e dar espaço para que os bancos vendam mais previdência privada”

“Esta medida encaminhada pelo governo Temer não tem nenhuma relação com o equilíbrio das contas da Previdência. É claro que há desafios relacionados ao pagamento de aposentadorias, como a questão da longevidade e a forma de custeio, mas a primeira coisa que devemos perguntar é: por que há muita gente que não paga a Previdência? Existem R$ 500 bilhões para serem cobrados dos empresários de pagamentos à Previdência, mas ao invés de fazer isto, o governo está querendo retirar direitos dos trabalhadores, que ficarão, praticamente, impedidos de se aposentar”, alertou.

Carlos Gabas, que foi ministro da Previdência nos governos de Lula e Dilma Rousseff, participou ainda, em Aracaju, nesta sexta-feira (4), de um debate sobre o tema na Assembleia Legislativa.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast