Margaridas em marcha por democracia, justiça e livre de violência

A marcha de 2019 acontece nos dias 13 e 14 de agosto em Brasília; é a maior ação organizada por mulheres do campo, da floresta e das águas da América Latina

César Ramos

Marcha das Margaridas

Com o lema “Margaridas na luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”, acontece nos dias 13 e 14 de agosto de 2019, em Brasília (DF), a maior ação organizada por mulheres do campo, da floresta e das águas da América Latina: a Marcha das Margaridas 2019.

A ação estratégica é realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), suas Federações e Sindicados filiados, com o apoio de várias organizações parceiras.

Apesar do Ato Oficial acontecer em agosto, a Marcha das Margaridas é “tecida” ao longo de 4 anos, entre uma edição e outra. Nesse caminhar as mulheres se reúnem nas suas comunidades rurais para refletir, debater e propor sobre seus desafios e anseios. Para facilitar esse debate, a CONTAG e as organizações parceiras construíram 6 cadernos de debates trazendo 10 eixos que dialogam com o dia à dia das Margaridas: Por Democracia com Igualdade e Fortalecimento da Participação Política das Mulheres; Pela Autodeterminação dos Povos, com Soberania Alimentar e Energética; Pela Proteção e Conservação da Sociobiodiversidade e acesso aos bens comuns; Por Autonomia Econômica, Trabalho e Renda; Por Terra, Água e Agroeocologia; Por uma Vida Livre de Todas as Formas de Violência, sem Racismo e sem Sexismo; Pela Autonomia e Liberdade das Mulheres sobre o seu corpo e sua Sexualidade; Por Saúde Pública e em Defesa do SUS; Por Previdência e Assistência Social Pública, Universal e Solidária; e por uma Educação não Sexista e Antirracista e pelo Direito à Educação do Campo.

A partir desses debates, as Margaridas apresentarão e anunciarão ao Brasil uma Plataforma Política pela qual lutam todos os dias, em defesa dos seus direitos, do meio ambiente, pela construção de uma sociedade livre de violência de gênero e racial, e por um país sem homofobia e sem intolerância religiosa.

A Secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais, ressaltou que “em agosto, estaremos em Brasília através de uma grande parceria do Sistema CONTAG com várias organizações de mulheres comprometidas com a luta por soberania popular, justiça social e em defesa da vida das mulheres. Mesmo diante de um cenário de retrocesso das políticas públicas e de um governo conservador e autoritário que exclui, discrimina e penaliza as mulheres e toda a classe trabalhadora, com ousadia, força e garra realizaremos a Marcha das Margaridas 2019”.

Todas(os) são Margaridas! São a luta de Margarida Maria Alves!

Realizada desde o ano 2000, a Marcha recebe o nome da líder sindical e trabalhadora rural Margarida Maria Alves, assassinada no dia 12 de agosto de 1983, em Alagoa Grande/PB, porque lutava pelos direitos de trabalhadores(as) que eram explorados(as) por usineiros e latifundiários da região do Brejo Paraibano.

Venha você também participar da Marcha das Margaridas 2019!!!

“Convidamos todo o povo brasileiro, toda a classe trabalhadora, todas as mulheres para estarem conosco nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília/DF, participando da Marcha das Margaridas em defesa dos direitos e dos interesses das mulheres do campo, da floresta e das águas. A participação de vocês é fundamental! Vamos lá! #RumoaMarchadasMargaridas2019”, convida o presidente da CONTAG, Aristides Santos

Conheça as parceiras da Marcha das Margaridas 2019

Central Única dos Trabalhadores – CUT

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB

Confederação de Organizações de Produtores Familiares
Camponeses e Indígenas do Mercosul Ampliado – Coprofam

Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados e Assalariadas Rurais – CONTAR

União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes

Marcha Mundial das Mulheres – MMM

Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB

União Brasileira de Mulheres – UBM

Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste – MMTR-NE

Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB

Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS

Movimento Articulado das Mulheres da Amazônia – MAMA

GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia

Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiros e Marinhos – Confrem Brasil

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ

Movimento de Mulheres Camponesas – MMC

Saiba mais sobre a Marcha aqui.

Por Contag

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast