Maria do Rosário: não queremos um tostão de Bolsonaro, queremos respeito

Jair foi condenado a indenizar deputada por danos morais e materiais; valor será doado pela parlamentar petista a entidades que lutam em defesa das mulheres

Lula Marques

Ato de entrega aos movimentos de mulheres dos valores recebidos pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), na condenação de Jair Bolsonaro

No ato “Por todas nós”, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) realizou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (19), a entrega da indenização recebida pela condenação do então deputado federal, e atual presidente da República, Jair Bolsonaro, em ação judicial movida por Rosário, por danos morais e materiais.

O valor de R$ 20.114,01 foi doado a sete entidades que lutam em defesa das mulheres e contra a violência praticada às crianças e adolescentes no Brasil. Bolsonaro foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a pagar a indenização a Maria do Rosário.

“Nós não queremos um tostão de Jair Bolsonaro, o que nós queremos é respeito ao Brasil e às mulheres. Esse dinheiro não me pertence, porque não somente eu passei e vivi humilhações, mas essas humilhações foram colocadas contra todas nós no Brasil e todas nós nos mantivemos de cabeça erguida”, afirmou, emocionada, Maria do Rosário.

Para Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidenta nacional do PT, este caso deve servir como referência e deve ficar para a história. “Hoje mostramos que é possível lutar, que existem canais para a luta e enfrentamento. Não é por ser presidente da República, não é por ser deputado, não é por ser político, pois qualquer um que cometa uma atrocidade dessas tem que responder pelos seus atos”, destacou a deputada.

Além do valor de mais de R$ 20 mil, Jair Bolsonaro foi condenado a publicar texto com retratação pelos ataques e ofensas que fez à deputada não só no ambiente legislativo, mas também pelas redes sociais e por meios de comunicação.

Entidades

Maria do Rosário assinou os cheques e entregou diretamente às representantes das instituições beneficiadas. Os valores foram distribuídos igualitariamente ao Instituto Makarapy, do Maranhão; ao Coletivo Feminino Plural, de Porto Alegre (RS); à Casa Renascer (Cedenpa), de Natal; CFEMEA, de Brasília; ao Proame, de São Leopoldo (RS); à ONG Criola, do Rio de Janeiro, e à União das Mulheres, de São Paulo. Cada entidade recebeu o valor de RS 2.873,43.

“Não se trata do valor, se trata do símbolo. Aqui nós estamos dizendo: ninguém estará acima dos direitos das mulheres e ninguém vai pisar nas mulheres brasileiras. Tenham essa vitória na memória, cada mulher do Brasil, não desistam”, finalizou a deputada.

As deputadas da Bancada do PT na Câmara Benedita da Silva (RJ)Natália Bonavides (RN)Margarida Salomão (MG) e Erika Kokay (DF); e os deputados Rogério Correia (MG)Paulo Pimenta (RS)Vicentinho (SP) e Enio Verri (PR) também estiveram presentes no ato. Parlamentares do PSOL e movimentos sociais igualmente participaram do evento no salão verde.

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast