Maria do Rosário solicita federalização do caso Marielle

A deputada informou nesta terça-feira (6) que o requerimento de solicitação foi aprovado na comissão que investiga o assassinato de Marielle e Anderson

Gustavo Bezerra

Deputada federal Maria do Rosário (PT-RS)

Nesta terça-feira (6) foi aprovado um requerimento na comissão que investiga o assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes. O pedido é de que a competência de investigação e julgamento seja transferida para o âmbito federal. A deputada federal Maria do Rosário fez parte da equipe que solicitou a transferência.

“A responsabilidade de investigar esse crime é do Brasil, do Estado brasileiro, não apenas do Rio de Janeiro, nós precisamos responder pela democracia, precisamos responder à família, precisamos responder ao mundo inteiro sobre como uma parlamentar é assassinada, um grupo de extermínio age e até agora não há respostas”, declarou Maria do Rosário.

A deputada afirmou também que a aprovação desse requerimento dará ao Ministério Público Federal e ao Supremo Tribunal de Justiça a responsabilidade de arquitetar a melhor forma para obter as respostas sobre o caso Marielle Franco.

“O Brasil deve as respostas, nós não podemos aceitar o assassinato dos nossos defensores de direitos humanos ou de qualquer brasileiro e brasileira e a impunidade diante de tal crime”, finalizou Maria do Rosário.

Marielle e Anderson foram assassinados a tiros em 14 de março desse ano, na região central da cidade do Rio de Janeiro. A vereadora tinha saído do evento “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, na Lapa, quando foi atingida por diversos disparos vindos de um carro.

No início de novembro, o ministro da Segurança Pública Raul Jungmann informou que havia suspeitas de que uma organização criminosa, formada por agentes públicos envolvidos na investigação, milicianos e o crime organizado, estava atuando para impedir a resolução do caso.

Confira a declaração da deputada Maria do Rosário na íntegra

Por Jéssica Rodrigues, da redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT