Marília Arraes participa de debate sobre pobreza menstrual nesta sexta-feira

Desde 2019, a parlamentar apresentou a discussão na Câmara dos Deputados, abrindo espaço à um debate fundamental para a sociedade brasileira

Assessoria

Deputada federal Marília Arraes.

A conscientização da importância da saúde e higiene menstrual é uma das principais pautas lideradas e defendidas pela deputada federal Marília Arraes (PT-PE) na Câmara dos Deputados. A parlamentar irá participar de mais um debate sobre o tema, nesta sexta-feira (28), a partir das 19h, no Instagram, com o coletivo “Menstruando sem Tabus”. Para Marília, ter acesso a higiene pessoal é um direito humano e deve ser tratado como interesse público. A ONU reconhece esse direito desde 2014.

A deputada é autora do Projeto de Lei 4968/2019 que trata sobre a instituição de um Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas que ofertam anos finais de ensino fundamental e ensino médio. “A falta de acesso aos absorventes faz com que meninas e adolescentes cheguem a perder 45 dias de aulas por ano. É justo?”, questiona a parlamentar.

De acordo com o relatório “Livre para Menstruar”, publicado pela Herself Educacional, cerca de 213 mil meninas não têm acesso à banheiros com condições mínimas de uso em suas escolas. “Além disso, cerca de 26% das mulheres brasileiras não têm dinheiro para comprar absorventes. São dados que fortalecem a evasão escolar por conta da pobreza menstrual”, complementa.

A ONU estima que uma em cada 10 meninas perde aula quando menstrua. Outros estudos apontam que 70% das mulheres têm queda de produtividade no trabalho durante a menstruação.

É por isso que o debate liderado por Marília na Câmara é essencial para mudar o cenário enfrentado por tantas pessoas espalhadas por todo o Brasil.

Via: Assessoria de Imprensa

Da Redação, Agência Todas.