Marília Arraes pede audiência pública sobre privatização da Eletrobrás

O requerimento foi apresentado por Marília e pela deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) e será realizada em conjunto com outros deputados do PT. A audiência está prevista para o mês de maio

Ricardo Labastier

Deputada Federal Marília Arraes (PT-PÈ)

A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) apresentou um requerimento, na Câmara dos Deputados, solicitando a realização de uma Audiência Pública para debater as propostas de privatização da Eletrobrás. Diante das graves ameaças aos interesses nacionais que “MP do Apagão” apresenta, a audiência será fundamental para alertar a sociedade brasileira sobre os graves riscos que a privatização pode acarretar a soberania nacional e aos direitos básicos de nossa população.

Com 48 usinas hidrelétricas, 12 termelétricas, 62 usinas eólicas e uma usina solar, a Eletrobrás é uma empresa essencial para a geração de energia no Brasil. “Sua gestão permite equilibrar as diferenças geográficas e climáticas existentes na imensa extensão territorial brasileira, unificando e diferenciando o nosso sistema criando segurança e estabilidade”, destaca Marília.

A proposta da audiência requerida pela parlamentar é debater o assunto com representantes da Associação dos Empregados da Eletrobrás, do Ministério de Minas e Energia, da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste, da Confederação Nacional dos Urbanitários, dentre outras instituições.

“Não é novidade o interesse de alguns governos em privatizar a Eletrobrás, tanto que vários projetos tramitam no Congresso Nacional com essa temática. A desestatização da Eletrobrás tornará a conta de energia paga pelos brasileiros ainda mais cara. E assim como acontece com os combustíveis, por exemplo, o aumento do preço da energia automaticamente impacta uma cadeia imensa se serviços e produtos gerando um efeito cascata que trará prejuízos graves para a toda a sociedade, em especial para a população menos favorecida”, continua a deputada pernambucana, que tem realizado reuniões para a escuta sistemática de vários representantes do setor energético brasileiro.

Da Redação, Agência Todas.