Marinho reafirma valorização de salário mínimo e defesa do trabalho decente

Em entrevista à TvPT, ministro do Trabalho também abordou as medidas do governo na defesa do trabalho formal e no fortalecimento dos sindicatos

Luiz Marinho, ministro do Trabalho, durante entrevista ao programa Jornal PT Brasil - Foto: Reprodução

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil, da TvPT, nesta sexta-feira (3), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, reafirmou o compromisso do Governo Lula em retomar a geração de emprego e renda, a valorização do salário mínimo e o fortalecimento dos sindicatos, entre outras medidas necessárias resgatas as políticas públicas que foram desmontadas pelo governo anterior.

“Assumimos o governo sob escombros, diante do desmonte e do abandono das políticas públicas praticados pelo governo que sucedemos. O presidente Lula decidiu que vamos consertar essas políticas para retomar com a geração de empregos para jovens, homens e mulheres do país”, enfatizou o ministro durante a entrevista.

O ministro Luiz Marinho afirmou que o Ministério do Trabalho atuará em conjunto com o movimento sindical nessa missão de retomada e lembrou que já no dia 18 de janeiro os representantes das principais centrais sindicais do Brasil tiveram um encontro com o presidente Lula para tratar das principais prioridades para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras.

Entre as prioridades estão a valorização do salário mínimo, o acesso ao crédito e ao financiamento pelas empresas, assim como a retomada de obras paradas em todas as áreas de governo que somam 14 mil, e todas essas medidas impactam na geração de mais empregos e de renda para o povo brasileiro.

Em sua fala ao Jornal PT Brasil, Marinho citou ainda o lançamento na quinta-feira (2) do novo programa Bolsa Família, que une iniciativas de assistência social, oportunidade de geração de empregos e um vigoroso projeto de educação envolvendo crianças e jovens. O ministro ressaltou ainda que o novo Bolsa Família tem na educação uma grande estratégia para a geração de empregos.

Com relação à valorização do salário mínimo, o ministro Luiz Marinho lembrou que durante o encontro do presidente Lula com as centrais sindicais foi decidida a criação de um Grupo de Trabalho para elaborar e apresentar até o mês de maio um projeto para a implementação de uma política permanente de valorização do salário mínimo, com aumento real. Ele lembrou que o salário mínimo atual de R$ 1.320,00 poderia estar em R$ 1.380,00 se tivesse sido mantida a política de valorização implementada pelos governos petistas.

“O presidente Lula tem pressa no processo de retomada das condições dignas de vida do povo brasileiro”, destacou o ministro durante a entrevista.

Luiz Marinho comentou também a preocupação do Governo Lula com os trabalhadores por aplicativos e a informalidade que se instalou no mundo do trabalho, principalmente após o golpe contra a presidenta Dilma em 2016, e também sobre o combate permanente contra o trabalho escravo. Para ele, além da severidade no combate ao trabalho escravo, também será priorizada uma conscientização nas empresas, no campo e nas cidades, para que valorizem e adotem o trabalho decente e formal.

Assista a íntegra de entrevista do ministro Luiz Marinho ao Jornal PT Brasil:

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast