Medida de Temer favorece empresas e pode estimular demissões

Em pacote de “estímulos” anunciado na quinta-feira, golpista extingue multa de 10% sobre FGTS em caso de demissão sem justa causa

Lula Marques/AGPT

O presidente ilegítimo Michel Temer imprime esforço de propaganda para ludibriar a população

O presidente golpista Michel Temer (PMDB) lançou na quinta-feira (15) uma medida que pode aumentar as demissões dos trabalhadores. Dentro de um pacote que supostamente estimularia a economia, ele reduziu a multa sobre o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) paga pelo empregador para o governo.

Hoje, além de uma multa sobre o FGTS para ao trabalhador, de 40%, o empregador quando demite sem justa causa deve pagar também uma multa ao governo, de 10%. Michel Temer vai reduzir esse total em 1 ponto percentual por ano, até extinguir totalmente o valor pago. Na prática, isso barateia o custo e estimula a demissão.

“Num momento de aumento do desemprego, isso pode estimular a demissão. Também retira dinheiro da habitação”, explica a economista Esther Dweck, em “ao vivo”, com a senadora Gleisi Hoffmann em sua página no Facebook. O FGTS é utilizado para financiamentos do Minha Casa, Minha Vida e do crédito para habitação em geral. Menos dinheiro para o fundo poderia impactar nesses setores.

Hélio Zylberstajn, professor de economia do trabalho da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), em entrevista ao UOL, também acredita que a medida pode ser vista como um incentivo à demissão.

GOVERNO INCENTIVA O DESEMPREGO:TEMER REDUZ MULTA PARA EMPRESAS QUE DEMITIREMRedução beneficia empregador que demitir…

Publicado por Paulo Pimenta em Sexta, 16 de dezembro de 2016

 

 

Converso com a economista e professora da UFRJ, Esther Dweck, sobre as medidas lançadas pelo governo para estimular a economia. É o famoso "me engana que eu gosto", típico deste governo fraco e sem compromisso com o país! Medidas que não servem a esse momento, não vão trazer crescimento a economia.

Publicado por Gleisi Hoffmann em Sexta, 16 de dezembro de 2016

 

 

#VaiTerLuta#ForaIlegítimo

Publicado por Jandira Feghali em Quinta, 15 de dezembro de 2016

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast