Montes Claros-MG | Vereadora aprova lei que cria Banco de Emprego para vítimas de violência doméstica

Professora Iara Pimentel é autora de legislação voltada para combater o desemprego de mulheres que sofrem violência

Nesta semana, a vereadora do PT, Iara Pimentel, de Montes Claros-MG, aprovou uma lei que cria banco de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica. Essa medida se soma à legislação municipal existente que prevê sanções para as empresas que discriminarem a mulher no mercado de trabalho.

“Combater o desemprego das mulheres é estratégico quando se trata de reconstruir o país destroçado por Bolsonaro. Com medidas como essas das mulheres parlamentares do PT em todo país, seguimos na trincheira para responder às demandas das trabalhadoras”, parabeniza Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

A medida foi aprovada em um momento de grave crise econômica no país e no estado de Minas Gerais. Atualmente, 1,482 milhão de pessoas no estado vivem rotina de exclusão, representada pela maior taxa de desemprego em nove anos, de 13,8% medidos no primeiro trimestre de 2021, segundo dados do IBGE.

Essa realidade se soma ao cenário brasileiro em que as mulheres são as primeiras a perderem seus postos no mercado de trabalho. No primeiro trimestre de 2020, eram 43 milhões 408 mil mulheres fora da força de trabalho. No quarto trimestre, esse índice chegou a 48 milhões. Já entre os homens, eram 27 milhões no final do ano passado. 

Da Redação, Elas Por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast