Movimentos contra Dilma usam material da campanha de Aécio

O senador anunciou apoio “irrestrito” do PSDB às manifestações marcadas para o domingo

Grupos pró-impeachment estão editando e compartilhando na internet vídeos da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República, veiculados em outubro de 2014, para convocar a população para as manifestações marcadas para o domingo (15).

Em um dos vídeos, o movimento Vem Pra Rua divulga imagens de pescadores, donas de casa e pequenos fazendeiros trabalhando em uma cidade no interior do País, usadas nas propagandas eleitorais tucanas para a TV. Outro material compartilhado manipula cenas de protestos do ano passado vinculadas a uma música gravada em estúdio, convocando as pessoas para o dia 15.

Zuza Nacif, coordenador da campanha de Aécio nas redes sociais, é uma das pessoas responsáveis por espalhar estes vídeos. Procurado pelo jornal “Folha de S. Paulo”, afirmou que distribuiu as imagens pelo aplicativo Whatsapp para uma lista pessoal, mas negou ter produzido o material.

Um dos fundadores do Vem Pra Rua, Rogério Chequer, divulgou um vídeo afirmando que o movimento é suprapartidário e que “tem que ser assim para podermos protestar contra qualquer partido sem nenhuma discriminação”.

Oposição – O senador Aécio Neves confirmou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (11), o apoio “irrestrito” do PSDB as manifestações do fim de semana. Ele, no entanto, não irá ao manifesto. “O PSDB estará ao lado de milhares de brasileiros em todas as regiões do país, com seus militantes, simpatizantes e várias das suas lideranças participando dessa manifestação”, afirmou.

No início deste mês, um vídeo com atores supostamente convocando a população para as manifestações foi publicado por grupos contra a presidenta Dilma Rousseff. Porém, as imagens foram retiradas de um vídeo gravado para a campanha intitulada Gota D’água, um protesto contra a construção da usina de Belo Monte.

A atriz Letícia Sabatella desmentiu, no último dia 4 de março, participação no ato contra a presidenta Dilma. “Por favor, retirem este post com imagens do Gota D’água que manipularam para fomentar este golpe contra a democracia do Dia 15! Eu, Leticia Sabatella, não compactuo com isto!”, publicou em sua página no Facebook.

Essa não é a primeira vez estas imagens são utilizadas de maneira equivocada. No ano passado, durante a campanha presidencial, eleitores de Aécio Neves utilizaram o mesmo arquivo para fazer um vídeo contra a presidenta Dilma. Na ocasião, Leticia também se manifestou. “Eu não vou votar no Aécio Neves”, escreveu no Facebook.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias