Movimentos convocam atos para quarta-feira em defesa de Lula

A Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo divulgaram circular orientando a militância sobre os atos desta semana por todo o Brasil e pelo mundo

Foto: Gibran Mendes

Acampamento Lula Livre

Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo afirmam que é hora de organização e ação para libertar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e convocam atos em todo o país para esta quarta-feira, dia 11 de abril.

O Dia Nacional de Mobilização em Defesa da liberdade de Lula Livre foi marcado com o objetivo de pressionar o Supremo Tribunal Federal para votar as duas ações declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) sobre prisão após condenação em segunda instância.

Nos dias 10 e 11, a Frente Juristas pela Democracia faz um ato político e também está convocando os juristas, advogados e militantes dos direitos humanos para irem à Brasília realizar audiências no STF. Também há a previsão de um ato político no Senado Federal.

Também há articulação de atos internacionais e manifestações nas embaixadas que também serão realizadas no dia 11 de abril.

Duas Frentes, um só objetivo: a liberdade de Lula

As articulações que congregam os principais movimentos sociais do Brasil estão concentradas na liberdade de Lula. Isso significa que todas as agendas e atividades terão essa pauta e o objetivo é tornar o movimento em defesa do ex-presidente mais amplo e mobilizador.

A avaliação é que, mais do que nunca, a questão da liberdade de Lula se confunde com a questão democrática e, portanto, a ideia é agregar todos àqueles que consideram que a prisão é política e injusta.

Acampamento Lula Livre em Curitiba

Desde a noite do dia 07 de abril, os movimentos estão acampados próximo à sede da Polícia Federal em Curitiba.

Mesmo após forte repressão da polícia, os manifestantes conseguiram garantir um acordo para instalar o acampamento.

Ontem (08), milhares de pessoas passaram pelo acampamento que contou com ato político e apresentação da cantora Ana Canãs que saiu de São Paulo especialmente para apoiar o ex-presidente. A previsão é de chegada de mais caravanas no dia de hoje.

As atividades continuam hoje e receberá lideranças nacionais dos partidos e movimentos. A pré-candidata à presidência da República Manuela d´Ávila também confirmou presença.

Os manifestantes afirmam que só sairão do Acampamento quando Lula estiver livre e que ficarão de vigília permanente.

Atos pelo Brasil

Maranhão

São Luís – Praça Joãozinho 30, 16h

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Concentração às 16h no Metrô da Carioca – Ato às 18h Assembleia na Cinelândia.

São Paulo

São Paulo: Praça da Sé, 16h. Caminhada até a Praça da República para ato Marielle Vive – Lula Livre com a presença de artistas, 18h

Campinas: Largo do Rosário, 18h

Ribeirão Preto: Av. Santa Luzia, 19h