Mulheres Juntas Pelo Brasil estarão nas ruas em todo país, dia 13 de agosto

“É urgente reconstruir o Brasil” este é o chamado do Comitê Popular de Luta Nacional “Mulheres com Lula” que reúne mulheres de sete partidos, movimentos sociais e feministas

“Mulheres Juntas Pelo Brasil” lançam manifesto por um grande ato, no dia 13 de agosto, em todo país, por um Brasil sem machismo, racismo, violência, desigualdades e exclusões sociais.

A iniciativa é do Comitê Popular de Luta Nacional “Mulheres com Lula”, que integra o movimento Vamos Juntas Pelo Brasil, que visa pautar a agenda das mulheres diante do cenário de crise econômica e o aumento da fome no país.

“Precisamos acabar com o pesadelo do governo Bolsonaro. As mulheres querem comida na mesa, viver sem violência e um país mais justo para todas e todos. Nós somos a maioria da população e do eleitorado”, afirma Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

Segundo o TSE, dos quase 157 milhões de indivíduos que poderão votar este ano, mais de 82 milhões são do gênero feminino e 74 milhões do masculino. O número de eleitoras representa 53% do eleitorado, enquanto o de homens equivale a 47%.

O chamado é assinado pelas secretarias nacionais de mulheres do PT, PSOL, PCdoB, PSB, PV, Rede e Solidariedade, além de movimentos sociais e feministas. Dentre as pautas destacadas pelo manifesto estão a defesa de políticas sociais, medidas contra a violência e a defesa do sistema eleitoral e da democracia.

Confira o manifesto

MULHERES JUNTAS PELO BRASIL ATO DIA 13 DE AGOSTO DE 2022

Nós, mulheres trabalhadoras dos campos, nas águas, florestas e cidades, de todos os recantos do país, que sempre estivemos na linha de frente das lutas populares por direitos e por melhores condições de vida e pela construção de outra relação entre os seres humanos e a natureza, convidamos todas a estarem conosco nas ruas no dia 13 de agosto de 22, para mostrar o Brasil que queremos, um Brasil sem machismo, racismo, violência, desigualdades e exclusões sociais.

Vamos às ruas para mostrar que temos esperança de que nosso país pode sair dessa situação cruel que estamos vivendo, marcada por fome, carestia, pobreza, desemprego, feminicídio e por ataques aos nossos corpos e territórios.

Queremos afirmar que é urgente reconstruir o Brasil, após anos de destruição das políticas sociais, de avanço do conservadorismo e do controle sobre nossas vidas e nossos corpos, de aumento do racismo e do assassinato de jovens negros/as, indígenas, quilombolas e lideranças dos movimentos sociais, de ameaças diárias à nossa frágil democracia, com descrédito ao nosso sistema eleitoral.

Estamos aqui para afirmar que a vida precisa estar no centro da política.

Nesse momento em que somos chamadas a ir às urnas para decidir os rumos do nosso país, sabemos da força que temos como 53% do eleitorado brasileiro, e conscientes dessa responsabilidade, voltamos a gritar, como sempre fizemos: Ele Não! Bolsonaro Nunca Mais!

Mulheres juntas pelo Brasil, em defesa da democracia e pela vida.

Dia 13 de agosto de 2022, estaremos nas ruas reafirmando nosso o direito de decidir nas urnas, o projeto que melhor representa as nossas lutas históricas por liberdade, autonomia, por viver sem racismo, sem machismo, por soberania alimentar, energética e nacional, por agroecologia e relação justa entre nós e entre nós e a natureza.

Entendemos que esse projeto está expresso na pré-candidatura do companheiro Lula, que mudou o Brasil quando governou e vai mudar mais. E juntas construiremos o destino do nosso país nas ruas, nos roçados e nas urnas.

Assinaturas

Secretaria de Mulheres do Partido dos Trabalhadores PT

Secretaria de Mulheres do Partido Socialismo e Liberdade PSOL

Secretária de Mulheres do Partido Verde PV

Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Comunista do Brasil PC do B

Secretária Nacional de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro PSB

Coordenadora de Mulheres da Rede Sustentabilidade REDE

Articulação de Mulheres Brasileiras AMB

Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade ANMIGA

Articulação nacional de agroecologia ANA

Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Trans ABGLT

Central de Movimentos Populares CMP

Central dos Sindicatos Brasileiros CSB

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil CTB

Central Única dos Trabalhadores CUT

Confederação das Mulheres do Brasil CMB

Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo financeiro CONTRAF

Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura CONTAG

Conselho Nacional de Seringueiros CNS

Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos CONAQ

Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas Fenatrad

Força Sindical FS

Levante Popular da Juventude

Marcha Mundial de Mulheres MMM

Movimento Brasil Popular

Movimento de Mulheres Camponesas MMC

Movimento de Pequenos Agricultores MPA

Movimento dos Atingidos por Barragens MAB

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto MTST

Movimento Negro Unificado MNU

Movimento Sem Terra MST

Nova Central Sindical dos Trabalhadores NCST

Nucleo de Acompanhamento de Politicas Publicas de Mulheres NAPP

União Brasileira de Mulheres UBM

União Geral dos Trabalhadores UGT

União Nacional por Moradia Popular UNMP

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast