Na Câmara, delegação internacional debate ameaças de Bolsonaro

Parlamentares brasileiros e delegação internacional progressista realizaram reunião ontem, 19, para analisar as ameaças golpistas do governo Bolsonaro

Uma comitiva de autoridades estrangeiras, composta de parlamentares, sindicalistas e lideranças indígenas, oriundos de diversos países latino-americanos, europeus e dos Estados Unidos, está no Brasil realizando uma série de agendas com partidos políticos, parlamentares, movimentos sociais, sindicatos, entre outros, com a finalidade de analisar a conjuntura do País.

A Internacional Progressista (IP), é uma frente internacional que tem o objetivo de fomentar a organização e mobilização de ativistas, associações e movimentos sociais em defesa da democracia, da solidariedade, sustentabilidade e igualdade.

A delegação da IP ouviu dos líderes dos partidos da Oposição no Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados relatos sobre aos ataques do presidente Bolsonaro ao Estado democrático de direito, além de informações sobe o cenário de retrocessos de direitos no País.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados e do Parlasul e atual líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), coordenou a reunião e afirmou que o cenário brasileiro é de desafios. “Bolsonaro busca confusão e deixa claro, ele não esconde seu intento golpista. Ele ameaça, porém, não tem apoio nem nas Forças Armadas, nem no Congresso, tampouco fora do Brasil para dar um golpe de Estado”, afirmou.

O acordo Mercosul X União Europeia, os desmatamentos na Amazônia e os ataques à democracia foram os temas que mais motivaram observações por parte dos membros da frente internacional. Neste contexto, o papel do Congresso Nacional brasileiro foi objeto de análise por parte dos líderes partidários.

Como encaminhamento, os parlamentares acordaram que seguirão cooperando com a Internacional Progressista. Foi feito também o convite para que a frente internacional siga acompanhando a conjuntura brasileira. O mundo precisa acompanhar, com rigor, o processo eleitoral brasileiro de 2022.

Participaram da reunião pelos partidos de esquerda no Congresso brasileiro os líderes na Câmara: Elvino Bohn Gass (PT); Alessandro Molon (Oposição), também representando o PSB; Taliria Petrone (PSOL); Renildo Calheiros (PCdoB); e Joenia Wapichana (Rede), além do deputado Felix Mendonça representando o líder Wolney Queiroz do (PDT). O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) também participou do encontro.

Fazem parte da comitiva da Internacional Progressista os coordenadores David Adler, Matt Kirkergaard e Aline Piva; Luz Angela Rojas (Congreso de los Pueblos, Colômbia); deputada Lucía Muñoz (Podemos, Espanha); deputada Fotini Bakadima (MeRA25, Grecia); deputada estadual de North Dakota, Ruth Buffalo (EUA); Nick Estes (The Red Nation, EUA), Cristina Faciaben (Comisiones Obreras – CCOO, Espanha); Saul Levin (Gabinete da deputada Cori Bush, EUA); e Marilyn Zepeda (Gabinete do deputado Raul Grijalva, EUA); Juliana Moraes (Rede estadunidense em defesa da democracia no Brasil -Washington Brazil Office, Brasil); Moema Potira de Souza Becker (Intérprete); e Raquel do Rego Barros Ilha (Intérprete).

Do PT na Câmara