Nas ruas de Padre Miguel, no Rio, povo conduz Lula rumo à vitória

“Tenho fé que vocês irão comparecer às urnas no dia 30 e digitar 13 para que a gente volte a ter democracia e esperança nesse país”, discursou Lula, emocionado, ao lado de lideranças, nesta quinta (20)

Lula, nos braços do povo: "Vamos voltar para consolidar a democracia, podem ter certeza” (Foto: Ricardo Stuckert)

O prefeito do Rio de Janeiro (PSD), Eduardo Paes, prometeu e cumpriu: o povo de Padre Miguel, bairro da Zona Oeste da capital carioca, lotou as ruas da região para esperar o ex-presidente Lula nesta quinta-feira (20). A multidão recebeu Lula e lideranças locais e nacionais para uma caminhada pelas ruas do bairro e um comício da coligação Brasil da Esperança. Ao lado de Paes e lideranças como o presidente Nacional do PDT Carlos Lupi, Lula falou justamente da esperança que irá devolver ao povo do Rio e do Brasil. A resposta foi imediata, na forma de uma grande festa popular (Veja o vídeo e a galeria de fotos abaixo).  Mais cedo, Lula havia participado de uma caminhada São Gonçalo.

Lula agradeceu a todas as lideranças da Zona Oeste, em especial ao prefeito Eduardo Paes, pela caminhada em Padre Miguel. “Tenho fé que vocês irão comparecer às urnas no dia 30 e digitar 13 para que a gente volte a ter democracia e esperança nesse país”, discursou. “Vamos voltar para consolidar a democracia, podem ter certeza”.

O ex-presidente assegurou que o país voltará a crescer, ser soberano e próspero em seu governo. E, mais do que isso, o Brasil voltará a ter destaque internacional por suas políticas sociais, ambientais e por sua histórica diplomacia de construção de consensos.

“Nós nem ganhamos as eleições e já temos convites para visitar à Alemanha, China, EUA”, revelou Lula. “Vamos visitar todos os países para conseguir investimentos diretos. A gente quer dinheiro estrangeiro para investir em inteligência e inovação, gerando empregos”, falou.

Salário mínimo

“Não sei se leram hoje o jornal, há uma notícia dizendo que o ministro da Economia quer tirar a correção da inflação do salário mínimo”, exclamou. “Faz cinco anos que não dão aumento, no meu governo tinha aumento real todo ano”.

LEIA MAIS: 6 ações imediatas que Lula vai adotar para ajudar o povo e melhorar a economia

“Não dão aumento aos que ganham o mínimo, e muito menos aos aposentados e pensionistas”, criticou Lula. “Não podemos permitir que quem ganha salário mínimo não tenha reajuste da inflação e aumento no salário”, protestou. Ele voltou a dizer que o povo voltará a ter aumento real acima da inflação todos os anos.

Pré-sal

“Nunca nenhum presidente colocou a quantidade de dinheiro que foi colocado no Rio de Janeiro no meu governo”, apontou Lula ao rememorar a descoberta de petróleo em águas profundas, em 2007.

“Quando descobrimos o pré-sal, fizemos a lei da partilha para que 75% dos royalties do Petróleo fossem destinados para educação, saúde e ciência e tecnologia”, observou, lamentando o processo de destruição da Petrobras. “Eles começaram a reduzir o preço da gasolina por causa das eleições. Mas agora já tá subindo de novo. Nós vamos ganhar e não teremos o preço da gasolina dolarizado como agora”, prometeu Lula.

LEIA MAIS: Lula: Acredito, como acredito em Deus, que as famílias voltarão a se reunir em paz

SUS

Ainda discorrendo sobre o pré-sal, Lula detalhou os planos de sua gestão para aproveitar as riquezas geradas e investir no bem-estar da população. “Na educação, queríamos fazer melhor do que no século 20, reparar um erro histórico”, disse referindo-se à falta de investimentos na área.

“Na saúde, queríamos fortalecer o SUS, que sempre foi criticado pela elite e pela imprensa – vejam vocês: quando veio a pandemia, graças a Deus a gente tinha o SUS”, declarou. “O Brasil vai dever, eternamente, aos enfermeiros e enfermeiras e demais profissionais de saúde. “Vamos fazer investimentos no SUS, porque salvar vida não é gasto, é investimento”.

Negligência

Lula responsabilizou Bolsonaro pela tragédia na crise sanitária que já levou 700 mil brasileiros. “Temos de jogar nas costas do presidente a responsabilidade por pelo menos 400 mil mortes por Covid. Ele negligenciou a saúde, não atendeu a OMS, não atendeu os governadores e brincou com a pandemia”, condenou.

“Ele não pode continuar presidindo, será o fim da nossa democracia e das conquistas sociais que acumulamos durante tantos anos”.

LEIA MAIS: Lula pede mobilização sem trégua para derrotar a mentira e reconstruir o país

Direitos iguais e proteção para mulheres

“Mulheres têm o direito de ganhar o mesmo salário dos homens quando exercem a mesma função”, defendeu Lula. “Outra coisa que iremos fazer, criamos a Lei Maria da Penha para colocar na cadeia marido ou namorado que bate em mulher. A lei existe mas há muita violência contra a mulher, feminicídio”.

“Vamos aperfeiçoar a lei, as mulheres não podem ser maltratadas, elas são livres para  fazer o que bem entender”.

Veja a galeria de fotos (Ricardo Stuckert):

Educação

“Não existe nenhum país do mundo que conseguiu se desenvolver sem antes investir na educação”, reconheceu Lula. “Sou o presidente que mais fez universidades e escolas técnicas no país. Vamos fazer muito mais”, garantiu.

“Aqui vai ter escola técnica, instituto federal, porque é na área mais pobre das escolas onde precisamos cuidar do nosso povo”.

Falta de projetos

“Estou no meu terceiro mandato no Rio, fui prefeito com Lula, Dilma, Michel Temer e Bolsonaro”, relatou o prefeito do Rio Eduardo Paes. “Em nenhum governo, em nenhum momento, a gente viu o que vemos agora: miséria, falta de projetos, alguém que se nega a estender a mão ao povo, dar um carinho, quando ele mais sofre, como foi na pandemia”, testemunhou Paes.

“Lula é o cara que tem a chance de fazer a nossa vida voltar a melhorar. É ele quem cuida dos pobres, dos mais carentes, quem ri nosso riso e chora nosso choro”, afirmou o prefeito. Paes finalizou lançando um desafio: “Vamos conversar com as pessoas, com os indecisos”, pediu. “Em nome do povo dessa cidade, vamos virar o jogo nessa Zona Oeste, vamos fazer do Lula, o mais votado, o campeão aqui”.

Hino da Independência

O presidente Nacional do PDT Carlos Lupi lembrou do legado, no Rio de Janeiro, de Brizola, velho aliado de Lula na luta democrática. “Brizola mudou a história da Zona Oeste e Lula, com compromisso popular, com força e competência, irá mandar esse filhote da ditadura sair da porta do Palácio pela porta dos fundos”, bradou Lupi, lembrando um bordão histórico do fundador do PDT.

“Nós não aguentamos mais tanta ignorância, discriminação, tanta palavra de Deus em vão”, desafou Lupi, citando o amor de Brizola pelo Hino da Independência e cantando um trecho: “Ou ficar a Pátria livre, Ou morrer pelo Brasil”.