Nos EUA, Jair Bolsonaro foge de atos e chama manifestantes de “idiotas”

Ele viajou para um evento organizado pelo governo às pressas na cidade de Dallas e xingou estudantes que estão nas ruas de todo país em defesa da educação pública

Tanino Silva e Carlos Eduardo

Em todo país, milhares de brasileiros estão nas ruas protestando contra o desmonte da educação pública de Jair Bolsonaro (PSL). Enquanto isso, ele fugiu das mobilizações e foi para os Estados Unidos, onde chamou os manifestantes de “idiotas úteis” e “massa de manobra”.

Jair está em Dallas, no estado do Texas, para uma agenda que foi improvisada pelo governo depois que ele desistiu de ir a Nova York, onde foi alvo de boicotes do prefeito Bill de Blasio. Ele, que nunca pisou no Nordeste e não conhece todas as regiões do Brasil está no país de Donald Trump pela segunda vez desde que foi empossado.

A viagem ocorre no momento em que milhares de estudantes, trabalhadores, pesquisadores e professores estão protestando contra os cortes no orçamento das universidades e institutos federais que são de em média 30% dos recursos, mas chegam a 50% em alguns casos. Instituições já afirmam que, sem os recursos, não conseguirão cumprir o calendário letivo de 2019.

Bolsonaro diz que os cortes são consequência da situação econômica do Brasil, mas enquanto afirma não ter dinheiro para investir em educação gastou pelo menos R$ 13 milhões com viagens internacionais que não trouxeram nenhum retorno para o país. Pelo contrário: são agendas que entregam o patrimônio nacional, prejudicando a economia e geração de empregos.

A conta dos passeios presidenciáveis foi divulgada por Lauro Jardim, em O Globo, com base em informações do Itamaraty e não inclui a viagem para Dallas.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações de Estadão O Globo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast