Nota de solidariedade ao deputado Valmir Assunção

Site do PT

Em tempos onde a defesa da vida deve ser a principal bandeira de luta do povo brasileiro, nos deparamos com mais um caso explícito de racismo que deixa nítido o pensamento das pessoas que apoiam e fortalecem o atual governo de extrema direita instalado no Brasil.

Desta vez a vítima foi o deputado federal Valmir Assunção do PT da Bahia. Negro, oriundo do movimento dos trabalhadores sem-terra e um dos mais atuantes parlamentares do país, Assunção foi chamado de “macaco”,” ridículo”, “horroroso”(entre outros) por uma comerciante bolsonarista, pelo simples fato de emitir sua opinião favorável à proposta do governador Rui Costa para ainstalação de 20 leitos de UTIs em sua cidade natal: Itamaraju, no extremo sul baiano, para tratar de pacientes da covid-19.

O comportamento da comerciante local, que deve se considerar da elite brasileira, é típico daquelas pessoas que até hoje não assimilaram o fim da escravidão no país e utiliza o mesmo processo de desumanização das pessoas para se sentir no direito de atacá-las.

Ao desumanizar o deputado Valmir Assunção, chamando-o de macaco, a senhora Jack Oliveira repete o procedimento escravocrata de animalizar um ser humano para fazer os ataques que bem entende, acreditando que estará livre de qualquer julgamento moral, afinal não se trata de uma pessoa.

Essa nos parece, guardadas as diferenças, ser a mesma linha de raciocínio que assassinou a vereadora Marielle Franco. Aquela que não concebe sob nenhum aspecto a ascensão social e política de pessoas negras como o deputado ValmirAssunção.

Toda nossa solidariedade ao Valmir que, de forma digna, célere e correta, acionou aos órgãos competentes para que mais esse crime de racismo, perpetrado contra um representante legítimo da população negra, não fique impune e nem caia no esquecimento.

Exigimos a punição exemplar a mais esse ato racista,com a convicção de que, mesmo em tempos tão difíceis como estamos atravessando, a defesa da vida, do direito a diferença e do respeito são pilares inalienáveis para a manutenção e o fortalecimento da democracia.

Assinam as seguintes secretarias do Diretório Nacional do PT:

Secretaria Agrária Nacional

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo