Nota em defesa da democracia e em solidariedade à vereadora Estela, de Caxias do Sul-RS

O mandato da vereadora Estela Balardin corre o risco de sanção por manifestar sua posição política

Site do PT

Depois de 21 anos de ditadura, que censurou, perseguiu, torturou e assassinou oponentes, a frágil democracia reconquistada no último período através de tantas lutas, por amplos setores da sociedade brasileira, volta a correr grave risco. As ameaças golpistas não apenas ao Supremo Tribunal Federal, mas ao conjunto da ordem democrática estabelecida pela Constituição de 88 exigem de cada cidadão e cidadã o mais profundo repúdio. Devemos estar atentos a todas essas manifestações que buscam restringir os espaços democráticos que nos permitem viver o direito à liberdade de expressão e de livre-organização, direitos e garantias fundamentais sem as quais é impossível construirmos um outro mundo mais humanizado e justo para todos.

Devemos estar atentos a todas essas manifestações que buscam restringir os espaços democráticos que nos permitem viver o direito à liberdade de expressão e de livre-organização, direitos e garantias fundamentais sem as quais é impossível construirmos um outro mundo mais humanizado e justo para todos.

Neste sentido, é que cientes e zelosos dos valores democráticos, cumprimos o dever de manifestar toda solidariedade à vereadora Estela Balardin, diante da tentativa de silenciamento desta mulher jovem e negra, que vinda da periferia para seu primeiro mandato como vereadora no Legislativo caxiense, representa a luta pela inclusão dos setores mais oprimidos de nossa sociedade.

O mandato da vereadora Estela Balardin corre o risco de sanção do parlamento municipal, com a aplicação de uma suspensão por 30 dias, por manifestar sua posição política em contrariedade a um determinado par, que representa politicamente esses valores autoritários e preconceituosos de extrema-direita. Por isso a profusão da frase: racista, machista e homofóbico! Não como ataque pessoal ou a honra da pessoa, mas como reflexo da própria disputa política que assola infelizmente nosso país, profundamente marcado pelo racismo, machismo e lgbtfobia.

É desta forma que esperamos que a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul esteja atenta ao verdadeiro debate que está colocado e não seja conivente com essa tentativa de silenciamento da jovem vereadora orquestrada por forças que não tem compromisso com a democracia.

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast