Núcleo da Bancada do PT em SP quer fortalecer espaços de combate ao racismo

Núcleo de Promoção da Igualdade Racial e de Combate ao Racismo da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo reafirma importância de fortalecer espaços institucionais

Núcleo foi criado no dia 21 de maio

A Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) já deu início às atividades do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial e de Combate ao Racismo. Em reunião realizada nesta quinta-feira (30), representantes dos parlamentares e da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo debateram a conjuntura atual e reafirmaram a necessidade de fortalecer os espaços institucionais para o combate a discriminação racial.

O Núcleo foi lançado no dia 21 de maio e tem lançamento oficial previsto para o mês de junho, ainda sem data definida. Até agora, o grupo já realizou duas reuniões de caráter organizativo, uma com os parlamentares e outra com seus assessores. Esta última deliberou sobre a produção de uma cartilha e o fortalecimento de espaços como o SOS Racismo (disque denúncia de combate ao preconceito da Alesp: 0800-77-33-886) e a Frente Parlamentar, que conta com o líder da Bancada do PT, Teonílio Barba como membro efetivo.

A conversa também pautou a necessidade de maior amparo da Bancada do PT diante da conjuntura de luta contra o retrocesso. A população negra é uma das mais atingidas pelo atual governo que ataca direitos fundamentais como aposentadoria, trabalho e educação.

O secretário Estadual de Combate ao Racismo, Tiago Soares, explica que o núcleo é formado pelos parlamentares da Bancada do PT, por uma assessoria técnica e pela Secretaria Estadual de Combate ao Racismo. “O objetivo principal é acompanhar as ações da bancada na questão racial, organizar debates e proposituras coletivas ou  individuais”, ressalta Soares. E complementa: “além de oferecer formação para as assessorias e sugerir eventuais audiências públicas sobre temas que relacionam a promoção da Igualdade Racial e de Combate ao Racismo”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast