Número de endividados bate novo recorde e chega a 79% das famílias

Índice de contas atrasadas também aumentou e registra o maior percentual desde 2010, aponta a CNC

Freepik / Site do PT

Número de endividados bate novo recorde e atinge 79% das famílias no país

A situação financeira dos brasileiros e brasileiras piora a cada dia que passa. Com a economia desestabilizada, ao contrário do que Bolsonaro defende na tentativa de enganar o povo, o número de endividamento cresceu e atinge 79% das famílias brasileiras.

Além do crescimento no número de dívidas, aumentou também o índice de inadimplentes, com 29,6%, que representa o maior da série histórica desde 2010. Os dados são de uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A alta de devedores foi de 1 ponto percentual em agosto ante julho, enquanto, em um ano, o avanço foi de 6,1 pontos.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC, considera as dívidas no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa.

Leia mais: Campanha: Bolsonaro apela para a mentira, mas cada vez menos gente acredita

Com Bolsonaro, a carestia no país atinge tanto famílias com rendimentos de até 10 salários mínimos quanto as de maior renda. Mas, ainda assim, os que recebem menos estão mais inadimplentes e, consequentemente, endividados.

Conforme a Peic, famílias com renda de até 10 salários mínimos apresentaram aceleração de endividamento em agosto 1,1 ponto percentual e de famílias com maior renda, de 0,9 ponto.

Alta na inadimplência

No mês de julho, 63 milhões de brasileiros e brasileiras não conseguiram pagar suas contas e entraram para a lista de inadimplentes negativados.

No mês de agosto, houve uma segunda alta de contas atrasadas, mesmo com a injeção extra de renda às famílias, como os saques do FGTS e antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS.

Conforme a CNC, a proporção de famílias com atraso em contas ou dívidas avançou 0,6 ponto percentual no mês e 4 pontos em um ano. Do total de inadimplentes, 10,8% afirmaram que não terão condições de pagar contas já atrasadas e permanecerão na inadimplência.

“A alta do volume de famílias com contas atrasadas deu-se nas duas faixas de renda pesquisadas, mas foi maior entre as famílias de menor renda. Isso mostra os desafios que esses consumidores seguem enfrentando na gestão mensal de seus orçamentos”, afirma Izis Ferreira.

Carnês e homens mais endividados

Nos últimos quatro meses, o endividamento nos carnês subiu 1,8 ponto percentual dentro desse público, alcançando 19,8%. E, dessa vez, o endividamento entre os homens superou o das mulheres: 19,5%, contra 18,8%, respectivamente.

Com os juros nas alturas, o povo faz dívidas com carnês, que subiu enquanto as dívidas no cartão de créditos caíram (3,2 pontos percentuais).

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, “as famílias estão buscando alternativas de crédito mais baratas por conta da elevação dos juros, e o cartão de crédito foi o tipo de dívida com a segunda maior alta dos juros médios em um ano até junho, 17 pontos percentuais, segundo dados do Banco Central”.

Leia também: Desastre de Guedes e Bolsonaro condena Brasil à estagnação econômica

Da Redação, com informações do O Globo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast