Estado do Amazonas chega a onze comitês populares

No sábado (6) foram criados os comitês em defesa da democracia e de Lula no município de Presidente Figueiredo e um segundo em Manaus

Divulgação/ PT Amazonas

Coletivo de mulheres criam comitês no Amazonas

Em menos de quinze dias, o estado do Amazonas chega a onze comitês populares constituídos. O objetivo é criar uma agenda de mobilização para o janeiro de lutas e estabelecer ações em defesa do direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser candidato.

Para o secretário geral do PT do Amazonas, Waldemir José a iniciativa serve como caixa de ressonância para as injustiças cometidas com o ex-presidente Lula.  “Os comitês são importantes instrumentos para amplificar o grito de injustiça contra o Lula e também em defesa da democracia no Brasil. Além de servir como instrumento de diálogo com a população para entender as expectativas dos trabalhadores e das trabalhadoras acerca da construção de saídas para criar e retomada do desenvolvimento econômico e da inclusão social”, declarou Waldemir.

Ainda de acordo com ele, o PT de Petrópolis, coletivo em que milita, está articulando a instalação de mais 12 comitês no bairro e adjacências.

“Em todos Comitês levamos o programa do PT de Outubro é um vídeo de aproximadamente 5 minutos sobre lawfare. Depois conversamos em torno da ligação dos dois vídeos e a necessidade de um espaço para discutir, difundir e preparar nossa ação para esse momento”, explicou Waldemir José.

Os  na reunião também criticaram a falta de informações verídicas a respeito do presidente Lula e do PT , mas também elogiaram a inciativa de ampliar o debate de esclarecimentos sobre a conjuntura política do país para além das fronteiras do partido, chegando até a população.

Comitê popular no Amazonas

Na próxima semana estão previstas a instalação de, no mínimo, mais 10 comitês. Dentre eles, os ligados às categorias profissionais como:  assistentes sociais, sindicatos dos Plásticos e Petroleiros, docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)  e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

De acordo com o PT estadual, já foram constituídos os seguintes comitês: em quatro no bairro de Petrópolis, zona Sul de Manaus, um comitê do núcleo de mulheres  na sede do PT estadual, um bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, um no bairro Santa Itelvina, na Zona Norte, um no município de Novo Aripuanã, que fica a 225 quilômetros de Manaus e mais 1 na Zona Norte, no conjunto Galiléia, além dois inaugurados no sábado (6).

Comitês Populares

Os Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato à Presidência da República são uma articulação com o objetivo de envolver os movimentos sociais, populares, sindicais, artistas, sociedade civil e toda militância petista, assim como os partidos do campo democrático e popular.

“Desde o golpe sofrido após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, é preciso organizar a classe trabalhadora e setores médios da sociedade para a manutenção do processo democrático”, define a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

Da Redação da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast