Pandemia: População paga o pato pela falta de liderança política, diz Jilmar Tatto

Para o pré-candidato do PT à prefeitura paulistana, a ciência está sendo colocada de lado, os governantes têm que agir conforme as autoridades sanitárias.

Lucas Kappaz

Jilmar Tatto, pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Jilmar Tatto, falou nesta terça (16) sobre os riscos da flexibilização da quarentena e destacou principais propostas do seu programa de governo. O bate papo com o presidente do diretório municipal, Laércio Ribeiro ocorreu pelo instagram do PT São Paulo.

Para Jilmar Tatto faltam organização, planejamento e liderança política na condução da pandemia e quem paga a conta é a população. O pré-candidato citou nove hospitais já existentes em São Paulo, que a prefeitura poderia reabrir, fazer leitos UTIs e permanecerem na rede SUS para atendimento da população.

Sobre a flexibilização do isolamento social, o pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo destaca que o Brasil e o México são os únicos países do mundo que estão tomando está decisão com uma curva de contaminação e mortes em ascendência. “A ciência está sendo colocada de lado, os governantes têm que agir conforme as autoridades sanitárias. A questão da quarentena não pode ser uma decisão solitária. Estão brincando com vidas”, apontou ele.

De acordo com Jilmar, a pandemia está matando mais gente do que a Primeira e Segunda Guerra Mundial. “Estamos enfrentando um inimigo invisível, tem que deixar ele ir embora, e pra ele ir embora, você tem que ficar quieto. No momento este é único jeito de combatê-lo”, disse ele.

O pré-candidato destacou uma série de medidas que já deveriam estar sendo tomadas, mas que estão sendo ignoradas pela gestão Doria/ Bruno Covas, como por exemplo, a disponibilização de 100% da frota de transporte público, higienização, entre outras.

“Se eu fosse prefeito disponibilizaria os equipamentos da prefeitura para população que mora em situação de risco utilizar neste momento de pandemia, os CEUs e escolas estão abandonados, e tem gente morrendo em casa”, afirma o pré-candidato.

Segundo Jilmar, a cidade tem que se reinventar. “Mesmo com essa crise econômica, pós pandemia, é possível fazer muita coisa. Vamos ganhar esta prefeitura e fazer um governo em que a esperança vai voltar na cidade de São Paulo”, ressalta ele.

Programa de governo

A implantação da Renda Básica de Cidadania, a Tarifa Zero no transporte coletivo e criação de uma Frente de Cultura são três propostas destacadas por Jilmar Tatto em seu programa de governo.

De acordo com ele, a Renda Básica será voltada para o consumo nos bairros a fim de incentivar a economia local, após período de pandemia. A implantação da tarifa zero será realizada por etapas, incluindo primeiro os desempregados, estudantes e depois aos fins de semana, seguindo uma sequência.

Sobre a criação de uma Frente Cultural para fomentar as atividades culturais já existentes nas regiões, a ideia é fazer o que foi feito com o carnaval de rua de São Paulo, que a gestão Haddad organizou, disciplinou e potencializou. “Hoje o paulistano não precisa mais sair de São Paulo para curtir o carnaval, ao contrário os hotéis e restaurantes ficam cheios nesta época do ano, devido uma política de incentivo”, afirma ele.

O presidente do Diretório Municipal, Laércio Ribeiro informou que será apresentado um calendário de debates para o programa de governo, que em breve estará disponível para participação popular.

Combate ao Racismo

Segundo Jilmar Tatto, a população negra está morrendo com esse vírus (Covid-19) e com a violência por parte da Polícia. “Falta política de estado para reverter o desemprego, a discriminação e a violência policial”, disse ele.

Diane Costa/PT São Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast