Papa recebe camiseta da campanha por Lula Livre em Roma

Pontífice tem se posicionado com frequência em defesa da libertação do ex-presidente e também contra o uso da Justiça como instrumento de perseguição política

Divulgação

Papa recebe camiseta da campanha por Lula Livre

O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira (8) uma camiseta em defesa da liberdade de Lula. A entrega aconteceu em Roma, capital da Itália. O pontífice, que já deu várias manifestações contrárias à prisão política do ex-presidente, tem se manifestado com frequência sobre o uso da Justiça como instrumento de perseguição política em várias partes do mundo.

Em maio deste ano, o Pontífice escreveu carta a Lula em que diz orar por ele e pede que o ex-presidente não deixe de rezar por ele. No texto, Francisco também lamenta “as duras provas que o senhor viveu ultimamente” e cita a morte de dona Marisa, do irmão de Lula, Genival Inácio, e do neto dele, Arthur.

Em junho, o papa fez uma declaração condenando o lawfare no Judiciário, descrito por ele como “uma nova forma de intervenção exógena nos cenários políticos dos países através do uso indevido de procedimentos legais e tipificações judiciais”.

“O lawfare, ademais de colocar em sério risco a democracia dos países, geralmente é usado para minar os processos políticos emergentes, e tendem a violação sistemática dos direitos sociais”, disse Francisco durante encontro com juristas e membros do Judiciário da América Latina e dos Estados Unidos.

Por Opera Mundi

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast