Pela primeira vez Londrina tem 40% de mulheres na Câmara de vereadores

Dos 19 parlamentares eleitos, 7 são mulheres.

As eleições do último ano revolucionaram a Câmara Municipal de Londrina, no Paraná. Dos 19 vereadores eleitos, 7 são mulheres, um total de quase 40% dos parlamentares, um feito inédito na cidade e no país.

O Partido dos Trabalhadores tem 1 das 7 mulheres eleitas, Lenir de Assis, única parlamentar que não representa partidos de direita ou centro, um desafio nesta gestão que está apenas no começo.

Lenir de Assis, que foi vereadora por 2 mandatos e agora está de volta depois de um intervalo de 4 anos, enxerga a eleição de tantas mulheres uma boa surpresa para uma cidade que sempre teve majoritariamente homens ocupando seus cargos eletivos.

“Me sinto muito confortável em lidar com as companheiras mesmo com muitos enfrentamentos especialmente ideológicos, mas tenho expectativa se um bom trabalho conjunto”, afirma a vereadora.

A parlamentar ainda fez questão de relembrar que as outras 6 parlamentares que representam a bancada feminina da Câmara de Londrina são de partidos diferentes e que “ainda falta a compreensão do papel da mulher na política e acabam replicando as mesmas marcas machistas”, o que segundo ela as mulheres petistas não reproduzem já que o Projeto Elas por Elas e a Secretaria Nacional de Mulheres trazem uma formação feminista para as candidatas.

“Participei de muitas agendas do Elas por Elas, me ajudou muito na campanha especialmente no campo da formação e capacitação”, relembra Lenir.

 

Nádia Garcia, Agência Todas.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast