Petistas destacam encontro do Papa Francisco e Lula por um mundo mais justo e fraterno

Os dois líderes conversaram sobre o fim das desigualdades sociais e da intolerância

Ricardo Stuckert

O Papa Francisco recebeu o ex-presidente Lula, nesta quinta-feira (13), no Vaticano. Os dois líderes conversaram sobre o fim das desigualdades sociais e da intolerância. A conversa entre Lula e Francisco também foi marcada por assuntos como a questão da Amazônia e o clima político na América do Sul. Em declaração ao chegar à Itália, Lula afirmou que se colocará à disposição do seu anfitrião: “vim para ouvir”. De acordo com o teólogo brasileiro Leonardo Boff, o Papa queria saber como Lula conseguiu diminuir a desigualdade no Brasil.

Após o perfil oficial do ex-presidente divulgar as primeiras imagens do encontro, o assunto virou um dos mais comentados no Twitter. Para os deputados e deputadas da Bancada do PT na Câmara, o encontro entre os dois líderes é histórico e emocionante. “Papa Francisco e Lula, encontro de dois grandes seres humanos que dedicam suas vidas a um mundo melhor”, escreveu o deputado Assis Carvalho (PT-PI) em suas redes sociais.

“A luta de Cristo foi pelos mais pobres. É a luta que une o Papa Francisco e o presidente Lula, a luta contra a miséria e a fome, contra a desigualdade social que mata, que humilha, que destrói a dignidade da vida em sociedade. Parabéns aos dois pelo gesto”, afirmou o deputado Jorge Solla (PT-BA).

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) destacou as qualidades em comum de ambos. “Que encontro maravilhoso. Humildade, amor aos pobres, defesa dos excluídos, esperança, otimismo e coragem. Apenas algumas qualidades que ambos líderes têm em comum”. Para a deputada Margarida Salomão (PT-MG) foi um “encontro de gigantes”.

“Deus, abençoe o Brasil que não usa seu Santo Nome em vão. Lula governou com respeito a todas as religiões e aos que não têm. Ser cristão para ele não é propaganda eleitoral, mas buscar a dignidade humana para todos e paz entre os povos. Obrigada, Papa Francisco por ser tão justo”, agradeceu a deputada Maria do Rosário (PT-RS).

O deputado Padre João (PT-MG) escreveu em seu Twitter que o Papa abençoa Lula. “Papa abençoa Lula. Um mundo mais justo e fraterno foi o tema da conversa entre o Papa Francisco e Lula, hoje, no Vaticano. Que Deus abençoe estes grandes líderes, que lutam por igualdade social e por justiça. ”

Para o deputado Rogério Correia (PT-MG) o mundo só tem a ganhar com os dois líderes. “Quando dois grandes líderes mundiais se reúnem, o mundo só tem a ganhar. Quem esteve lá disse que foi emocionante. Um papa dedicado à causa dos mais pobres, ao lado do ex-presidente que tirou o Brasil do Mapa da Fome da ONU e até criou condições para domésticas viajarem à Disney. ”

O deputado Beto Faro (PT-PA) agradeceu ao pontífice por acreditar na verdade. “Orgulho do meu presidente Lula. Obrigado, Papa Francisco por sempre acreditar na verdade”. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) disse que o momento é emocionante. “Momento emocionante! Lula e Papa Francisco juntos contra a fome e a desigualdade social. ”

“Que encontro – dois grandes homens cujas trajetórias tenho o orgulho de acompanhar. Lula transformou o Brasil e o Papa Francisco vem transformando a Igreja Católica e o mundo cristão – ambos para melhor”, afirmou o deputado Nilto Tatto (PT-SP).

Para o deputado Rubens Otoni (GO) o encontro foi simbólico. “Lula e Papa Francisco! Encontro maravilhoso e simbólico em nome da paz, justiça e igualdade”. Já o deputado Célio Moura (PT-TO) escreveu que é emocionante a força que o bem possui. “Belo encontro. Papa Francisco e Lula conversam sobre um mundo melhor. Com mais amor, respeito, justiça e respeito aos mais necessitados. É emocionante de ver a força que o bem possui, nós vamos melhorar o Brasil novamente. Podem crer”.

Por um mundo mais justo

 

“Lula e o Papa Francisco se encontram agora há pouco em Roma, onde recebeu as bênçãos do Pontífice e conversaram sobre um mundo mais justo e fraterno. Nosso ex-presidente contou sobre sua experiência no combate à desigualdade social e fome no Brasil”, comentou o deputado Waldenor Pereira (PT-BA). O deputado Bohn Gass (PT-RS) também foi na mesma linha. “Um encontro de dois líderes mundiais que querem um mundo mais justo e mais fraterno. Foi sobre isso que eles falaram”.

Para o parlamentar Reginaldo Lopes (PT-MG), Lula e o Papa são humanistas e grandes lideranças contra a pobreza. “Lula e Papa Francisco, dois grandes humanistas e duas grandes lideranças contra a pobreza. Um encontro importante para o Brasil nesses tempos de ódio. O Santo Padre sabe disso em toda a sua sabedoria”.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) escreveu, em seu Twitter, um versículo da bíblia. “De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na terra”. Encontro entre o presidente Lula e o Papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno”. O deputado Afonso Florence (PT-BA) afirmou que “na política e na fé, por um mundo mais justo”.

“A união do Papa com Lula é em prol da luta para combater a fome e a miséria no Brasil e no mundo. É notório a preocupação dos dois por menos desigualdade e mais justiça social. Tenho orgulho de fazer parte do mesmo partido de Lula, esse grande líder político”, afirmou o deputado Zé Carlos (PT-MA).

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) escreveu que são “dois verdadeiros líderes preocupados com a justiça social! Que imagens maravilhosas”.

O deputado José Guimarães (PT-CE) exaltou o encontro em seu Twitter: “Dois líderes mundiais dando exemplo para o mundo. Momento que todos deveriam refletir sobre o significado desse encontro”.

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast