Petistas lamentam morte de José Eduardo Dutra

Ex-presidente do PT e da Petrobras, falecido aos 58 anos vítima de um câncer, recebeu várias homenagens de correligionários

O corpo do ex-presidente do Partido dos Trabalhadores e da Petrobras José Eduardo Dutra é velado nesta segunda-feira (5), em Belo Horizonte. Dutra faleceu aos 58 anos, no domingo (4), vítima de um câncer. Seu corpo será cremado ainda nesta segunda.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) e o presidente do partido, Rui Falcão, participaram da cerimônia de despedida.

Em nota divulgada no domingo (4) pelo Instituto Lula, o ex-presidente e sua esposa, Marisa Letícia, lamentaram a morte de Dutra.

“O companheiro e amigo José Eduardo Dutra foi essencial para a construção da CUT Sergipe, representou o Nordeste com paixão no Senado Federal e, como primeiro presidente da Petrobras dos governos PT, deu início ao processo de revitalização que realizamos na empresa na última década”, ressaltou a nota.

“Escreveu seu nome na história presidindo o Partido do Trabalhadores ao longo da eleição da primeira mulher presidenta do Brasil”, continuou.

A presidenta Dilma Rousseff destacou, em nota, que Dutra foi uma liderança comprometida com o Brasil e o povo brasileiro”.

“Hoje o Brasil se despede de um grande brasileiro, o ex-senador, meu amigo e companheiro, José Eduardo Dutra. (…) Dutra foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe, dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores e presidente do Partido os Trabalhadores. Esteve à frente da Petrobrás durante o Governo do ex-presidente Lula. Tive o privilégio de conviver com José Eduardo. Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda. Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos.”

O senador e líder de governo na Casa, Delcídio do Amaral (PT-MS), elogiou a postura política de Dutra.

“Foi uma liderança que pautou sua vida política pela clareza de suas posições, diálogo e espírito público. Como executivo da Petrobras e da BR [Distribuidora], com serenidade e bom senso enfrentou e venceu grandes desafios. Deixa grandes amigos. Honrou nosso partido e nosso País.”

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, lembrou da atuação conjunta no Congresso. “Fomos parlamentares juntos entre 1995 e 1998. Ele era senador e líder do PT no Senado e eu era deputado federal. Nós passamos a ter relação de amizade. Depois, eu fui uma das pessoas que apoiou o nome dele para ser presidente do partido. É uma pessoa extremamente leal, muito partidário, absolutamente honesto. É uma perda muito grande”, lamentou.

“O companheiro José Eduardo Dutra foi um líder que trabalhou pelo Brasil. Sonhou com um País democrático, onde houvesse desenvolvimento e inclusão social. Posso afirmar que, em diversas frentes de luta e de trabalho, ajudou nesse processo de construção, ao lado do ex-presidente Lula, da presidenta Dilma Rousseff e de muitos de nós. O Brasil perde um grande homem. Que siga em paz meu amigo!”, declarou o senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso.

Trajetória – Carioca de nascimento, sergipano por opção, foi presidente da Petrobras e do PT. Começou sua carreira política como presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe, entre 1989 e 1994, e dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 a 1990.

Em 1994, foi eleito senador por Sergipe. Atualmente, era primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valladares (PSB).

Foi presidente da Petrobras de 2003 a 2005. Retornou à Petrobras como presidente da Petrobras Distribuidora, de 2007 a 2009. Deixou a empresa para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, cargo que ocupou entre 2010 e abril de 2011 – a passagem como líder do partido foi abreviada devido a problemas médicos.

Da Redação da Agência PT, com PT no Senado

PT Cast