Petistas no exterior organizam atos em defesa de Lula e da democracia

Núcleos do PT em diversas capitais e cidades da Europa e Américas organizam manifestações durante esta semana com a presença de ativistas e lideranças políticas

Núcleos do PT no exterior realizam atos em defesa da democracia durante toda a semana - Foto: PT/ Londres

Em defesa da democracia no Brasil e do Governo Lula, a exemplo da mobilização popular que ocupou ruas e praças no Brasil, também os Núcleos do PT no exterior realizaram neste início de semana atos e manifestações em capitais e cidades da Europa e América Latina.

Os núcleos convocaram petistas, simpatizantes, ativistas, partidos aliados, sindicatos e sociedade civil em geral, em defesa da democracia e solidariedade internacional ao Brasil.

Foram realizados atos e manifestações pelos núcleos da Irlanda, Nova York, Paris, Argentina, Frankfurt, Berlim, Barcelona, Madrid, Roma, Boston e Lisboa. E mais atos pela democracia organizados pelos núcleos no exterior são esperados ainda no decorrer desta semana.

Londres, Inglaterra

Além de simpatizantes e ativistas pela democracia e contra o fascismo, o ato organizado pelo Núcleo do PT na capital do Reino Unido contou com a presença do parlamentar Jeremy Corbyn e sua esposa Laura, Stephen Russell, da Trades Union Congress – Central Sindical Inglesa, Mariela Kohon da Trades Union Congress, Glenroy Watson, Secretário do Comitê Consultivo da RMT (Sindicato de Transportes Britânico), entre outros.

O trabalhista Jeremy Corbyn cantou junto com a militância durante o ato na capital inglesam, em homenagem ao presidente Lula:


Paris e Lille,
 França

Em Paris, dezenas de pessoas se reuniram em frente à Embaixada brasileira nesta segunda-feira (9) para apoiar a democracia no Brasil e repudiar os atos terroristas cometidos por bolsonaristas em Brasília na véspera. Uma senadora, três deputados e representantes de diversos partidos, sindicatos e organizações da esquerda francesa estavam entre os presentes. Representantes do Núcleo do PT foram recebidos na embaixada brasileira em Paris e o ato recebeu cobertura da RFI, Le Monde, monde Diplomatique e jornais da América Latina.

 

Na cidade de Lille militantes petistas também promoveram um ato nesta quarta-feira (11), que contou com a presença de lideranças políticas, entre elas um deputado do La France Insoumise, 3 vereadores do PCF e 2 do Europe Écologie Les Verts. O pessoal do Conseil Regional eram também do partido Verde


Roma e Bologna, Itália

Na capital italiana, o Núcleo do PT realizou ato em defesa da democracia e do Governo Lula que contou com a participação dos deputados Fabio Porta, representante dos italianos da América do Sul no parlamento italiano, Laura Boldrini do Partido Democrático, Sérgio Bassoli, responsável pela área internacional do sindicato CGIL (parceiro da CUT), além do deputado Arturo Scotto e de Roberto Speranza (ex-ministro da saúde), ambos do Partido Democrático, o responsável pela área internacional da Rifondazione Comunista, associação da resistência italiana na segunda guerra mundial (Anpi), juristas pela democracia, associações que prestam assistência social no Brasil e Itália e vários jornalistas, entre os quais do Manifesto (comunistas) e da RAI (rede pública).

De acordo com a coordenação do Núcelo do PT de Roma, a contribuição da CGIL foi fundamental para a organização da manifestação em defesa da democracia e contra o golpismo no Brasil na capital italiana.

Em Bologna, o Núcleo do PT na cidade italiana também realizou um ato em defesa da democracia brasileira e do governo Lula, mesmo debaixo de chuva.

Confira nas imagens abaixo:

 

Barcelona, Madrid e Valencia, Espanha

O Núcleo do PT em Barcelona, Espanha, também organizou na segunda-feira (9) um belo ato que contou com a participação de militantes petistas, simpatizantes e lideranças políticas.

Na tarde desta terça-feira (10) foi a vez do Núcleo do PT Madrid fazer uma concentração em frente ao Congresso dos Deputados na capital espanhola. “Sem perdão, sem anistia e Bolsonaro na prisão. Ditadura nunca mais” foram algumas das palavras de ordem durante o ato. Confira aqui mais informações sobre o ato em Madri.

E na cidade de Valencia foi realizado também um ato na noite desta terça, com a participação de representantes dos partidos políticos de esquerda, movimentos sociais, União Africana e vários meios de comunicações. Os organizadores divulgaram um Manifesto em repúdio aos ataques terroristas feito por bolsonaristas em Brasília no domingo, 8 de janeiro.

. No jornal nacional da tv pública valenciana dedicaram quase min ao Brasil e encerra a Matéria falando o Presidente Pedro Sanchez

Lisboa e Porto, Portugal

Os militantes do PT Lisboa e do Porto também marcaram presenças com a realização de manifestações na segunda-feira (9), em defesa da democracia brasileira e contra a ameaça de golpe de bolsonaristas radicais no último domingo (8).

O Comitê Lula Portugal também realizou um novo ato em defesa da democracia e do presidente Lula no domingo (15), na histórica Praça D. Pedro IV (Rossio). Com o lema “Em defesa da paz, da soberania do voto, da reconstrução e transformação do Brasil!”, o evento reuniu mais de 100 pessoas e parlamentares em defesa da democracia brasileira e apoio ao presidente Lula. Várias lideranças e parlamentares portugueses participaram na atividade organizada pelo Comitê Lula Portugal.

Entre as organizações brasileiras, participaram o Núcleo do PT Lisboa – Portugal (com fala do Secretário Raphael Reis), a representação do PSOL em Portugal (com fala da representante Ana Luisa Martins), o Coletivo Alvito (representado pela companheira Simone Portellada), o Coletivo Revolu (representado pelo companheiro Jorge Filho), e o Comitê Popular de Mulheres em Portugal (representado pela companheira Evonês Santos).

O ato teve falas de solidariedade internacional da deputada no Parlamento Europeu do PCP, Sandra Pereira, e do secretário nacional do Bloco de Esquerda, Fabian Figueiredo, além de representantes do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) e do Movimento Democrático de Mulheres (MDM).

Fotos: Evonês Santos e Fauze El Kadre

Dublin, Irlanda

O Núcleo do PT em Dublin foi o primeiro a se manifestar na Irlanda repudiando o vandalismo praticado pelos terroristas bolsonaristas contra as sedes do Três Poderes em Brasilia.

Berlim e Frankfurt, Alemanha

Na Alemanha, militantes petistas também marcaram posição contra a tentativa de golpe feita pelos bolsonaristas radicais e em defesa do governo Lula e da democracia. Eles realizaram atos em Berlim e em frente ao Consulado do Brasil em Frankfurt.

Nova Iorque e Boston, Estados Unidos

Nas duas cidades militantes petistas também realizaram manifestações em defesa da democracia, do governo Lula e pela punição dos golpistas ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Montreal, Canadá

Ativistas em Montreal, no Canadá, também realizaram manifestação na cidade para defender a democracia brasileira e apoiar o Governo Lula contra a tentativa de golpe.

Confira na galeria abaixo algumas imagens dos atos no exterior:

Buenos Aires

Na capital argentina também foi realizado ato em defesa da democracia no Brasil e com coro pela punição do ex-presidente Jair Bolsonaro que nos últimos quatro anos defendeu o golpismo no país.

 

Bruxelas, Bélgica

Na capital belga, petistas também se manifestaram em defesa da democracia e contra a anistia aos terroristas e seus apoiadores, em frente à embaixada brasileira.

 

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast