Petrobras aumenta gasolina nas refinarias em meio a crise

Crise dos combustíveis não se normalizou para população, mas política de preços de Pedro Parente promove aumento de 0,74%

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Petrobras Pedro Parente, é responsável por novo aumento da gasolina

A crise dos combustíveis ainda não foi solucionada e a Petrobras já anunciou um novo aumento da gasolina nas refinarias, que será de 0,74%, passando para R$ 1,9671 por litro. Em maio, o preço do combustível nas refinarias da Petrobras acumula alta de 9,42% em relação ao mês de abril. O aumento vale a partir desta quinta (31).

Os sucessivos aumentos do preço dos combustíveis nas refinarias, que levaram caminhoneiros a realizar paralisações em todo o país, são fruto da política de preços da Petrobras estabelecida por Pedro Parente, empossado presidente da estatal após o golpe de 2016.

A política de Parente prevê reajustes dos combustíveis com maior frequência, inclusive diariamente, refletindo as variações do petróleo no mercado internacional e também a oscilação do dólar.

Com o preço mais alto, a estatal perdeu mercado e a ociosidade de suas refinarias chegou a um quarto da capacidade instalada. A exportação de petróleo cru disparou, enquanto a importação de derivados bateu recordes.

A importação de diesel se multiplicou por 1,8 desde 2015, sendo que apenas dos Estados Unidos se multiplicou por 3,6. O diesel importado dos EUA que em 2015 respondia por 41% do total, em 2017 superou 80% do total importado pelo Brasil.

Já nos governos de Lula e Dilma, havia uma preocupação com a estabilidade a longo prazo, que não sujeitava os preços da petróleo às mudanças diárias da taxa de câmbio e do preço internacional dos barris de petróleo. Os aumentos era mais espaçados e planejados.

Os governos do PT também aprofundaram a expansão das refinarias de óleo pesado e leve, fizeram investimento na infraestrutura de gasodutos e oleodutos, investiram no desenvolvimento de equipamento nacional como navios e plataformas de petróleo. Todo esse processo permitiu aumentar a produção de petróleo e viabilizar a exploração do pré-sal.

Repercussão negativa

Parlamentares e lideranças do PT destacaram que o aumento do preço da gasolina nas refinarias reflete o desrespeito do governo golpista de Temer com a população brasileira e a incapacidade de resolução de crises.

Para o deputado Patrus Ananias (PT-MG), “a produção e o refino de petróleo não podem ser tratados como um simples negócio privado com foco no lucro empresarial e no mercado, como tem ocorrido ilegalmente no país”.

Ele destaca que “o Brasil, com a descoberta da província petrolífera do Pré-Sal, tem uma oportunidade única de se tornar autossuficiente tanto em petróleo quanto em combustíveis!”

O vice-presidente do PT, Alexandre Padilha, afirmou que “a gente poderia chamar o Pedro Parente (…) de sem noção ao anunciar, em plena crise pelo custo dos combustíveis, aumento no preço da gasolina”. Segundo Padilha, Parente quer garantir o lucro dos acionistas e “está mais preocupado com os investidores de Wall Street, do que com a população brasileira”.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), classificou o aumento como uma afronta ao país.

EM MEIO AO CAOS, PARENTE DECIDI AUMENTAR A GASOLINA MAIS UMA VEZEm meio a uma crise sem precedentes, Pedro Parente…

Publicado por Paulo Pimenta em Quarta-feira, 30 de maio de 2018

Segundo o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), Michel Temer “debocha do povo”.

MiSHELL DEBOCHA DO POVOMais um dia e um novo aumento no preço da gasolina. Uma afronta ao Brasil. Mesmo com a crise de…

Publicado por Paulo Teixeira em Quarta-feira, 30 de maio de 2018

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast