Petroleiros fizeram ato unificado contra privatização nesta quinta

De norte a sul do país ocorreram atos nas bases da FUP e da FNP, que marcaram também o início da campanha reivindicatória da categoria

REMAN AMAZONAS / FUP

Petroleiros realizaram atos pela manhã nas bases da FUP e da FNP

A Federação Única dos Petroleiros junto da Federação Nacional dos Petroleiros realizaram nesta quinta-feira (2), na cidade do Rio de Janeiro, um ato unificado contra a privatização. O ato, que marca o início da campanha reivindicatória da categoria, aconteceu a partir das 11 horas, no EDISEN (Av. Henrique Valadares 28, Centro – Rio de Janeiro).

Também foram realizados às 7 horas da manhã desta quinta-feira atos em várias bases da Federação Única dos Petroleiros e da Federação Nacional dos Petroleiros espalhadas por vários estados de norte a sul do país. (Confira a relação dos locais ao final)

Na segunda-feira, 30 de maio, o Ministério de Minas e Energia anunciou que formalizou ao Ministério da Economia o pedido de inclusão da Petrobrás na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), visando estudos para uma privatização, que será deliberado pelo seu conselho nesta quinta-feira.

Para a FUP, “a soberania energética do país está ameaçada”. Na Câmara Federal, o presidente Arthur Lira (PP-AL) voltou a pressionar o governo quanto a aprovação por maioria simples do Projeto de Lei que permite a venda de ações da Petrobrás. Com isso, o governo deixaria de ser o acionista majoritário, perdendo sua autonomia sobre a empresa.

O coordenador da FUP, Deyvid Bacelar alerta que caso o projeto de privatização de fato vá para o Congresso Nacional, aconteça a maior greve da história da categoria petroleiras. “Em assembleias realizadas no fim de 2021, os petroleiros já aprovaram a deflagração de greve nacional, caso o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Congresso Nacional insistam no projeto de privatização da Petrobrás”, enfatiza Bacelar.

Confira as bases da FUP e da FNP onde foram realizados os atos da categoria:

FUP:

Amazonas: Refinaria Isaac Sabbá (REMAN)
Ceará/Piauí: Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (LUBNOR)
Pernambuco/Paraíba: Transpetro Suape
Bahia: RLAM e Taquipe
Espírito Santo: UTGC Linhares
Norte Fluminense: Macaé ou Campos
Caxias: Refinaria Duque de Caxias (REDUC)
Minas Gerais: Refinaria Gabriel Passos (REGAP)
São Paulo: Refinaria de Paulínia (REPLAN)
Rio Grande do Sul: Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP)

FNP:

Amazonas:  Sede da UO-AM EDIMAN
Rio de Janeiro:  Terminal Aquaviario da Baia da Guanabara (TABG)
Litoral Paulista: Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), UTE, UTGCA, TEBAR e Aeroporto de Jacarepaguá.
Sergipe: Unidade de Operações de Exploração de Sergipe e Alagoas – UO/SEAL, Carmópolis
São José dos Campos: Refinaria Henrique Lage – REVAP

Da Redação, com Comunicação da FUP

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast